Compartilhe

Eficiência energética

Eficiência energética

CNT e Despoluir promoveram seminário sobre eficiência energética de veículos pesados

A Confederação Nacional do Transporte (CNT) e o Programa Ambiental Despoluir promoveram, nos dias 5 e 6 de junho de 2013, em Brasília, o 1º Seminário Internacional sobre Eficiência Energética de Veículos Pesados. Realizado em parceria com o International Council on Clean Transportation (ICCT) e o Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA), o evento reuniu profissionais para debater a importância do tema para a economia e para o meio ambiente.
 
Renomados especialistas nacionais e internacionais integraram a lista de convidados. O seminário reuniu transportadores, empresários, caminhoneiros autônomos, entidades e associações de transporte rodoviário de cargas e de passageiros; autoridades de órgãos de governo; representantes de centros de pesquisa e setores industriais e comerciais, além de bancos de fomento. 
 
A CNT e o Despoluir pretendem aprimorar a gestão de combustível no setor de transporte, conhecer experiências estrangeiras bem-sucedidas, incentivar a conservação ambiental e estimular a formulação de políticas e programa governamentais sobre o tema. Para a CNT, melhorar a eficiência energética e reduzir a emissão de poluentes dos 1,4 milhão de caminhões e ônibus do Brasil significa aumentar a competitividade do transporte. 
 
A programação do primeiro dia contemplou discussões sobre as tendências da eficiência energética de veículos pesados no Brasil e a importância do assunto para reduzir o consumo de combustível e a emissão de poluentes no transporte de cargas e de passageiros. Foi discutido também o panorama mundial das políticas de Eficiência Energética – padrões adotados nos Estados Unidos, Europa, China e Japão, por exemplo - e as novas tecnologias veiculares para ônibus urbanos e para caminhões. 
 
O segundo dia foi marcado por debates sobre programas e iniciativas internacionais de eficiência energética e sobre gestão de combustível e frota. Também foi abordada a influência do condutor na eficiência energética, com a apresentação de técnicas e resultados de programas de treinamento de motoristas para a redução com consumo de combustível.

 
CONFIRA APRESENTAÇÕES, FOTOS, VÍDEO e MATÉRIAS DO EVENTO!

(os PDF's das apresentações podem ser baixados individualmente, clicando sobre
o título da palestra ou, então, agrupados por painel, ao final desta programação)
 

PRIMEIRO DIA
 
 1º Painel: Rumo da eficiência energética veicular no Brasil
  
  • A contribuição da indústria automobilística brasileira para os avanços da eficiência energética​​
​​Palestrante: Luiz Moan Yabiku Junior, Presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA)​. Obs.: não houve exibição de slides.
​​​Palestrante: Marcos André Borges, Pesquisador da Divisão de Programas de Avaliação da Conformidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO)
 
 Mediador: Bruno Batista, Diretor Executivo da CNT
Palestrante: Cristiano Façanha, Coordenador das atividades do International Council on Clean Transportation (ICCT) no Brasil
 
 
 Mediador: Ademilson Zamboni, Relações Institucionais do Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA)
 
 
3º Painel: Novas tecnologias veiculares
 
​​Palestrante: Ilton Curty Leal Júnior, Vice-coordenador do Laboratório de Transporte de Carga (LTC) da COPPE/UFRJ
  
  
Mediador: Alessandro Borges Souza Oliveira, Diretor da Faculdade UnB Gama (FGA), Cursos de Engenharia Automotiva, Energia, Software e Eletrônica
 

SEGUNDO DIA
  
4º Painel: Programas e iniciativas internacionais de eficiência energética
  
  • SmartWay Program
    Palestrante: Cristiano Façanha, Coordenador das atividades do International Council on Clean Transportation (ICCT) no Brasil​
  
  
  • GreenFreight Europe
    Palestrante: Bjoern Hannappel, Chair of The Green Freight Europe Steering Group
  
  • Programa Transporte Limpo do México
    Palestrante: Judith Trujillo Machado, Subdiretora do Setor de Transporte da Diretoria Geral de Gestão e da Qualidade da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Governo do México (Semarnat)
Mediador: Cristiano Façanha, Coordenador das atividades do International Council on Clean Transportation (ICCT) no Brasil
 
 
5º Painel: Gestão de combustível e frota
 
  • Pneus verdes
    Palestrantes: Marcelo Prícoli, Secretário Executivo da Associação Nacional da Indústria de Pneus (Anip) e Celso Oliveira, Gerente do Centro Tecnológico Michelin da América do Sul
 
​​​   Palestrante: Ruy Ricci, Diretor Executivo do Sindicato Interestadual do Comércio de Lubrificantes (SINDILUB)
 
  
Mediador: Marcio D´Agosto, Coordenador do Programa de Engenharia de Transportes da Coppe/UFRJ
 
 
6º Painel: A influência do condutor na eficiência energética
  
 
 ​​ 
 
 ​Mediadora: Cristina Mendonça, Diretora da Cidade do Rio de Janeiro da C40/Clinton Climate Initiative
  

* SE PREFERIR, BAIXE AS APRESENTAÇÕES AGRUPADAS POR PAINEL:
 

PAINEL 1      PAINEL 2      PAINEL 3     PAINEL 4      PAINEL 5      PAINEL 6​
 
 
BAIXE AS FOTOS DO EVENTO POR DIA E TURNO:

DIA 5 (manhã)         DIA 5 (tarde)          DIA 6 (manhã)         DIA 6 (tarde)​

 
 
 
LEIA AS MATÉRIAS DA COBERTURA EXCLUSIVA DO EVENTO
 
  
​ ​