Bruno Batista, diretor executivo da CNT (foto: divulgação/Fetcemg).
Há mais de uma década o setor dos transportes no Brasil, em especial o transporte rodoviário de cargas, adota práticas de sustentabilidade ambiental e econômica ancoradas em um programa nacional instituído pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) – O Programa Despoluir.
Ao longo desses anos o programa se adequa, acompanhando as tendências, acordos e protocolos mundiais em favor do meio ambiente e da qualidade de vida, garantindo a excelência dessa responsabilidade socioambiental.
A CNT incentiva em todo país a cultura de cuidado ambiental. Em Minas Gerais, a Fetcemg foi pioneira no setor de transporte rodoviário ao criar em 2007 o Melhor Ar - Prêmio Fetcemg de Qualidade do Ar. O prêmio está em sua 13ª edição e as cerimônias de homenagens e entrega dos trófeus iniciaram nesta semana.
Para marcar mais essa etapa do Melhor Ar, o Núcleo de Comunicação da Fetcemg ouviu em entrevista exclusiva o diretor executivo da CNT, Bruno Batista, que fala sobre os avanços do Programa Despoluir, de sua capilaridade e de sua grande contribuição para a consecução dos objetivos preconizados pelo Acordo de Paris, dentre outras informações.
O transporte, como a maior parte das atividades econômicas, traz impactos ambientais. Como trabalhar para a sustentabilidade do negócio e do meio ambiente?
No momento em que o mundo busca alternativas sustentáveis em todos os setores produtivos, o transporte, atividade fundamental para o desenvolvimento do Brasil, assume a sua responsabilidade em favor do meio ambiente e da qualidade de vida.
Para garantir a excelência dessa responsabilidade socioambiental, o Programa Despoluir, que nasceu de uma iniciativa da CNT e que hoje é conduzido em parceria com o SEST SENAT, lidera há 14 anos o maior programa ambiental do transporte no Brasil.
Nesse processo, o trabalhador do setor é peça fundamental, tornando-se um aliado do meio ambiente e um disseminador de boas práticas na atividade transportadora. Com o Programa Despoluir, linhas de ações como a publicação de materiais técnicos, capacitações, promoção de seminários e eventos de reconhecimento, entre outras, estimulam e defendem um transporte cada vez mais limpo, eficiente e sustentável, trazendo benefícios não só para os seus trabalhadores, mas também para toda a sociedade.
O Programa tem capilaridade nacional e conta com uma equipe técnica de conhecimento multidisciplinar que, na prática, orienta as empresas para uma correta gestão ambiental. Além disso, produz materiais diversos, como manuais, guias rápidos e análises construídas especialmente para os transportadores. Os ganhos são percebidos concretamente, seja pelo aumento da eficiência energética dos veículos – implicando na redução de emissões e custos –, seja pela melhoria das condições de saúde dos profissionais do setor. Somam-se aos resultados a promoção de conceitos fundamentais de gestão de resíduos, a Avaliação da Qualidade do Diesel, a Avaliação Veicular Ambiental, a gestão ambiental, entre outros temas.
Ao longo de sua trajetória, o Despoluir criou ações que se baseiam na utilização de tecnologias e energia limpas, incentivando alternativas menos poluentes. Em 2016, deu-se início à “Avaliação da Qualidade do Diesel” (AQD). A ação aborda, de maneira ampla, uma análise do combustível contido no tanque de armazenamento das garagens de ônibus e caminhões. Assim, é possível, mediante testes, identificar a presença de impurezas e se as especificações estão de acordo com as definidas pela Agência Nacional do Petróleo, Biocombustíveis e Gás Natural (ANP).
Em 2021, foi iniciado o projeto-piloto do Serviço de Orientação Ambiental ao Transportador (SOAT), nova ação do Despoluir que visa acompanhar as medidas adotadas pelas empresas do setor para reforçar o desenvolvimento de boas práticas de sustentabilidade.
Por meio de seu comprometimento com o meio ambiente e a sociedade, o Despoluir ganhou notoriedade internacional há dois anos, quando foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas por impulsionar a redução de poluentes e favorecer a qualidade do ar e de vida dos trabalhadores do transporte e de toda a sociedade.
No contexto nacional, por intermédio de parcerias estratégicas celebradas pelas Federações executoras da linha de ação conhecida como Avaliação Veicular Ambiental do Despoluir, os transportadores que portam o Selo e o Laudo de Opacidade do Programa têm sua credibilidade e responsabilidade socioambiental reconhecidas junto aos governos locais, à sociedade e aos seus parceiros técnicos, como a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) e o Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (INEA).
O Acordo de Paris assumiu o compromisso de cortar as emissões de gases de efeito estufa em 37% até 2025. Como o setor de transporte vislumbra essa agenda?
Diante de sua abrangência nacional, o Despoluir lidera o transporte brasileiro na rota da sustentabilidade. Em virtude do seu alcance e posicionamento de destaque no país, ele é a maior iniciativa empresarial para a sustentabilidade no transporte brasileiro. Vale mencionar que o Programa contribui para a consecução de 12 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável preconizados no Acordo.
Além disso, o Despoluir impulsiona o setor privado a cumprir as metas estabelecidas pela Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) do Brasil, que indicam a necessidade de ações concretas similares às executadas e promovidas pelo Programa no objetivo de reduzir as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), fomentando a eficiência energética e hídrica, promovendo o aumento da participação de energias e tecnologias limpas e a consecução da descarbonização no setor de transporte.
Adicionalmente, o Programa contribui com o aporte técnico para a formulação de medidas de adaptação às mudanças climáticas mediante a sua participação em consultas públicas, câmaras técnicas e fóruns de discussão como a do Fundo Nacional sobre Mudança do Clima (FNMC), promovido pelo Ministério do Meio Ambiente.
Nestes 14 anos do Programa Despoluir, verificamos um crescente número de empresas que aderiu ao programa e uma melhora dos índices de aferição das frotas. Na sua avaliação, já podemos dizer que há o desenvolvimento de uma cultura de maior cuidado ambiental?
Sim, pode-se dizer que há o desenvolvimento de uma cultura de maior cuidado ambiental no setor de transporte e isso é, inclusive, a nossa maior conquista. A história do Despoluir reflete o empenho do sistema CNT com um mundo melhor e mais sustentável e o seu esforço em inovar e aprimorar continuamente suas atividades em prol da sustentabilidade ambiental do setor de transporte.
Desde 2007, o Despoluir tem aumentado o número de empresas parceiras que buscam evitar os impactos na natureza advindos do setor. O Programa atende diariamente e diretamente as empresas transportadoras e caminhoneiros autônomos.
Mais de 55 mil transportadores já foram engajados em ações de cuidado ambiental, contribuindo para fomentar uma cultura de responsabilidade para a melhoria da qualidade de vida e do ar, especialmente nos grandes centros urbanos. Desta forma, o Programa atinge seu propósito de contribuir para o desenvolvimento sustentável do transporte nacional, gerando benefícios para todos e não apenas para nossas empresas.
A seguir, alguns dos principais resultados em 14 anos de atuação do Despoluir (de 07/2007 a 10/2021):
- 108 unidades móveis que promovem visitas técnicas periódicas dos técnicos do Programa para atender as transportadoras e os caminhoneiros autônomos, no contexto da linha de ação de Avaliação Veicular Ambiental;
- Participação de 24 Federações, dotadas de tecnologia de ponta como GPS, opacímetro, tacômetro, notebook, webcam e software de aferição de opacidade veicular;
- Mais de 3,3 milhões de aferições veiculares, com índice médio de aprovação superior a 88%;
- Mais de 150 empresas de transporte visitadas para a realização da avaliação da qualidade do diesel de 2016 a 2021. Foram realizados mais de 1.000 ensaios, com aprovação de 79% dos tanques avaliados;
- Mais de 30 estudos, sondagens, pesquisas e relatórios técnicos publicados sobre os temas transporte e meio ambiente;
- Lançamentos de Guias Rápidos (temas: Arla 32; baterias automotivas; ecocondução; manutenção preventiva e óleos lubrificantes automotivos);
- Publicação da Série Energia no Transporte (tema: Biometano – uma alternativa limpa para o modal rodoviário);
- Publicação do Caderno CNT de Perguntas e Respostas sobre a Fase P-8 do Proconve);
- Publicações de Sondagem e Manual CNT de Gestão Hídrica no Transporte Rodoviário Coletivo de Passageiros;
- Mais de 20 mil transportadores capacitados na Série Amigos do Meio Ambiente (voltada a taxistas, caminhoneiros e demais trabalhadores do transporte);
- Mais de 30 premiações ambientais de reconhecimento de transportadores com destaque em ações sustentáveis e de jornalistas comprometidos com os temas transporte e meio ambiente; e
- Disseminação de informações relevantes por meio da multimídia do Despoluir, incluindo: site, boletins, informes, notícias, produções audiovisuais e podcasts.
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Bruno Batista é engenheiro, bacharel em Direito e mestre em Transportes. Diretor Executivo da CNT, é responsável pelo planejamento e execução de mais de 450 pesquisas, estudos e projetos técnicos, econômicos e ambientais de âmbito nacional na CNT desde 2001.