O Programa Despoluir já realizou, de forma gratuita, mais de 4,4 milhões de avaliações veiculares e 55 mil atendimentos a empresas de transporte no país
Começa, nesta quinta-feira (25), o 3º Encontro Técnico Regional do Programa Despoluir na região Nordeste. Realizado pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) e promovido pela Fetralse (Federação das Empresas de Transportes de Passageiros dos Estados de Alagoas e Sergipe), o evento vai capacitar a equipe técnica das Federações de Transporte da região Nordeste em Avaliação Veicular Ambiental e Avaliação da Qualidade do Diesel.
Participam também da programação integrantes da Fetrans (CE), Fetronor (RN), Fetrabase (BA) e Fetracan (PE), além de representantes dos setores do transporte e do meio ambiente. O evento vai até amanhã e ocorre na sede do SEST SENAT de Aracaju (SE).
“O trabalho nesses dois dias vai ao encontro das melhores práticas que promovem o transporte sustentável brasileiro. Os treinamentos práticos e teóricos servem para retomar conceitos importantes. Aprimoram o entendimento na ponta com os procedimentos necessários para a realização, de modo assertivo, dos serviços ambientais prestados por quem faz o Despoluir acontecer”, afirma o diretor executivo da CNT, Bruno Batista.
Em 2024, o Despoluir completa 17 anos. É considerado o maior programa ambiental da iniciativa privada do Brasil e reconhecido pelas Nações Unidas como um grande impulso para a sustentabilidade no país. Seu diferencial é o atendimento presencial nas empresas de transporte realizando serviços ambientais gratuitos e compartilhando boas práticas de excelência ambiental na atividade transportadora.
A iniciativa da CNT, em parceria com o SEST SENAT, busca promover a sustentabilidade no transporte e melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores do setor e de toda a sociedade. Outro ganho almejado é a redução de custos, principalmente de combustível, e, consequentemente, maior eficiência energética e menor emissão de poluentes, promovendo a melhoria da qualidade do ar.
Desde 2007, o Programa já realizou mais de 4,4 milhões de avaliações veiculares ambientais, contribuindo com a sustentabilidade e a qualidade de vida dos trabalhadores do setor e da sociedade. Além da aferição de veículos, somam-se aos resultados 55 mil atendimentos, sendo 27 mil a empresas e 28 mil a autônomos.
Na área de produção de conhecimento, o Despoluir elabora conteúdos relevantes e úteis para os transportadores e para especialistas, acadêmicos e gestores. O objetivo da Confederação com esse material é criar uma cultura de responsabilidade ambiental no transporte brasileiro e contribuir com os esforços mundiais que visam à diminuição da emissão de gases do efeito estufa (GEE), responsáveis pelo aquecimento global. Todo esse esforço eleva as empresas do setor a um nível diferencial de competitividade, por priorizar o compromisso com práticas sustentáveis.