Compartilhe

Navio elétrico: a revolução da energia limpa nos mares

02/06/2023

A embarcação foi projetada para funcionar como uma usina móvel, capaz de armazenar e transportar energia limpa por todo o mar, sem a necessidade de combustíveis fósseis e sem emitir poluentes.


Foto: PowerX

​Desenvolvido pela PowerX, o novo navio elétrico promete ser o início de uma jornada que ligará a navegação marítima sustentável com a energia limpa.

O futuro da navegação marítima sustentável está prestes a se tornar uma realidade, graças à inovadora startup japonesa PowerX. Com o objetivo de solucionar os desafios enfrentados por regiões geograficamente desfavorecidas, a PowerX apresenta o revolucionário navio elétrico “X”, uma embarcação gigante movida a propulsão elétrica ​e abastecida por baterias de última geração. Esse navio foi projetado para funcionar como uma usina móvel, capaz de armazenar e transportar energia limpa por todo o mar, sem a necessidade de combustíveis fósseis e sem emitir poluentes.

Conectando regiões com energia limpa

O navio elétrico “X” desempenha um papel crucial na conexão de parques eólicos e, principalmente, ilhas remotas.

Em algumas áreas, a instalação de cabos subterrâneos se torna inviável devido à atividade sísmica e à profundidade das águas.

Como resultado, essas regiões, que possuem uma abundância de energia limpa, podem agora compartilhar parte de sua produção com locais menos favorecidos.

Características do navio elétrico “X”

Com impressionantes 140 metros de comprimento, o navio elétrico “X” possui uma autonomia de até 300 quilômetros, o que é mais do que suficiente para navegar entre ilhas próximas.

A embarcação é equipada com 96 baterias LFP, permitindo o armazenamento de até 241 MWh de energia.

Além disso, a PowerX destaca que o design de suas baterias marítimas é altamente escalável, o que significa que no futuro o navio poderá incorporar ainda mais unidades.

Embora tenha sido otimizado para viagens curtas, o CEO da PowerX, Masahiro Ito, afirma que, à medida que os custos diminuírem, a empresa poderá adicionar mais baterias para possibilitar viagens de longa distância.

A PowerX planeja concluir a construção da primeira unidade do navio até 2025 e os primeiros testes no mar estão previstos para iniciar em 2026.

A empresa já firmou um acordo em Yokohama, no Japão, para transformar esse conceito em realidade e descarbonizar os portos da cidade.

A rede de energia limpa oceânica

A visão da PowerX é criar uma rede de energia limpa oceânica, impulsionada pelo navio elétrico “X”.

Para alcançar esse objetivo ambicioso, a startup planeja estabelecer sua primeira mega fábrica de baterias no Japão.

Essa fábrica terá capacidade de produção anual de 5 GWh e será dedicada à fabricação de baterias marítimas, baterias domésticas e carregadores ultrarrápidos de até 240 kW, todos alimentados por energia renovável.

Com essa iniciativa, a PowerX espera tornar essa visão uma realidade e promover a transição para uma navegação marítima mais sustentável, com a ajuda de seu navio elétrico.

Assista ao vídeo aqui.

-------------------------------------------

Fonte: clickpetroleoegas.com.br (escrito por Ruth Rodrigues)