Mantenha os pneus sempre com a pressão correta, de acordo com o manual do fabricante. Pneus descalibrados fazem com que o veículo consuma mais combustível.
Procure não andar com os vidros abertos. Essa ação proporcionará menor arrasto aerodinâmico do veículo, diminuindo sua perda de velocidade e melhorando o consumo.
Procure reduzir o uso do ar condicionado, deixando para ligá-lo apenas nas horas mais quentes do dia e desligando-o minutos antes de chegar ao seu destino.
Procure eliminar cargas desnecessárias no interior do veículo: quanto maior o peso no interior, maior o consumo.
Procure aproveitar ao máximo a velocidade do veículo, reduzindo as marchas em breves paradas, como em semáforos e faixas de segurança. Quanto menos o freio for usado, menor será o consumo de combustível.
Arranque suavemente. Os momentos de maior consumo são aqueles quando o veículo é colocado em movimento a partir do repouso (inércia). Quanto mais suave, mais econômica será a partida.
Procure desligar o veículo em paradas com tempo superior a 5 minutos.
Todo motor possui uma faixa de rotação ideal. É nessa faixa que o motor possui maior eficiência térmica e volumétrica. Rotações abaixo ou acima da ideal fazem com que o motor consuma mais do que o necessário para a realização do mesmo trabalho.
Não conduza o veículo desengrenado. Os veículos com injeção eletrônica de combustível possuem um dispositivo chamado cut-off, em que o consumo é reduzido quando o veículo encontra-se engrenado e com o acelerador na posição de repouso. Caso o veículo ande “na banguela” haverá maior consumo para manter o motor em marcha lenta.
Esteja atento para a manutenção do veículo. Filtros de ar e combustível obstruídos, válvulas injetoras sujas, velas de ignição desgastadas e defeitos nos sensores e atuadores da injeção eletrônica poderão aumentar consideravelmente o consumo.