Compartilhe

​Transporte de passageiros em MG reitera compromisso com o meio ambiente

Foto: Edy Fernandes. ​Transporte de passageiros em MG reitera compromisso com o meio ambiente

A 9ª edição do Prêmio FETRAM de Qualidade do Ar, quinta-feira (26), em Belo Horizonte (MG), reafirmou o comprometimento do setor de passageiros de Minas Gerais com a preservação do meio ambiente. Realizada pela Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de Minas Gerais (FETRAM), a solenidade premiou 126 empresas do segmento, que obtiveram destaque no Programa Ambiental do Transporte (Despoluir).


Mesa dos trabalhos do Prêmio FETRAM de Qualidade do Ar (Foto: Edy Fernandes)

A FETRAM agraciou com troféu e certificado, em cerimônia no auditório do SETRABH/SINTRAM, 71 empresas na categoria Ouro Destaque; 25 na categoria Ouro e 30 na categoria Prata, entre as 213 empresas do setor, cadastradas no Despoluir em Minas Gerais.

A Federação fez reconhecimento especial às organizações de transporte, que, através da manutenção em dia da frota, obtém baixo nível de fumaça expelido pelos veículos, levando à aprovação dos carros nas medições do Despoluir.

Conscientização

A premiação serviu para mobilizar e unir ainda mais o setor de transporte de passageiros de Minas Gerais com a defesa do meio ambiente. Esse sentimento foi reforçado pela palestra Gestão Hídrica no Transporte Rodoviário Coletivo de Passageiros, ministrada por Monique da Silva dos Santos, analista de transporte da Coordenação de Projetos Especiais da Confederação Nacional do Transporte (CNT).


Monique dos Santos, analista de transporte da CNT, orientou sobre as boas práticas de gestão hídrica no setor de transporte (Foto: Edy Fernandes)

O evento foi considerado um sucesso. O presidente da FETRAM, Waldemar Araújo, agradece a presença e o empenho de todos na cerimônia e a dedicação das empresas, sindicatos associados e equipe do Despoluir para o sucesso do programa em Minas Gerais.

“Prêmio FETRAM de Qualidade do Ar reconhece o envolvimento e dedicação dos empresários com a preservação do meio ambiente. A significativa proporção de prêmios para 60% das empresas cadastradas no Programa é mais uma demonstração clara do total envolvimento das empresas com a preservação da natureza no nosso Estado”, destaca Waldemar Araújo.

Representatividade

 A solenidade foi prestigiada por diversas equipes de manutenção e de RH das empresas, líderes empresariais e outras autoridades, como o diretor da Secretaria do Meio Ambiente de Belo Horizonte, Afonso Fraga, representando o secretário, Mário de Lacerda Werneck Neto; diretor de fiscalização do DEER/MG, Anderson Tavares Abras, representando o diretor geral, Davison Canesso de Oliveira; diretora de Comunicação e Marketing do SETRABH, Míriam Cançado de Andrade,  representando o seu presidente Joel Jorge Guedes Paschoalin; presidente do Sindicato das Empresas de Pouso Alegre, Rogério Bertolucci.

Também o superintendente de Transporte Público da BHTRANS, Sérgio Luiz Ribeiro de Carvalho, representando o presidente, Célio Freitas Bouzada; coordenadora nacional do Programa Despoluir do Sest Senat, Daniela Fraga Mayer; diretor técnico do SINTRAM, Wilson Reis Couto, representando o presidente, Rubens Lessa Carvalho, superintendente de Transporte Metropolitano da Secretaria de Estado e de Obras Públicas de Minas Gerais (SETOP), Mailla Virgínia de Faria Soares, André José de Oliveira, capitão do Batalhão de Trânsito, entre outros.

--------------------

Serviço

Veja mais fotos do evento no site da FETRAM, clicando aqui.


Conheça os estudos do Despoluir sobre a gestão hídrica no setor de transporte.