Compartilhe

Tudo pronto para o QualiAr 2017!

Divulgação/Fetransportes Tudo pronto para o QualiAr 2017!

Grande parte das empresas de transporte premiadas ano passado voltarão ao Sest Senat de Cariacica dia 11 de agosto para serem novamente reconhecidas por suas políticas ambientais e parceria com o Programa Despoluir-ES.

“Continuamos trabalhando forte para conseguir reduzir, cada vez mais, as emissões veiculares e, consequentemente, contribuir com a melhora na qualidade do ar. E se estamos realizando o 15º Prêmio Fetransportes de Qualidade do Ar é porque contamos com o engajamento dos empresários do setor, e, em especial, com a parceria das empresas que participam do Programa Despoluir e se inscreveram no QualiAr. Entendemos que ao solicitar a inscrição, elas se comprometem ainda mais com os testes e o resultado disso são resultados positivos em favor de um ar mais puro e de um meio ambiente mais limpo e sustentável”.

As palavras acima são do coordenador do Programa Despoluir-ES, João Paulo Lamas. Ele e o técnico ambiental Claudimir José estão às voltas com a realização do Prêmio QualiAr 2017, marcada para acontecer na noite de 11 de agosto, no Sest Senat de Cariacica. 

Este ano, 75 empresas, divididas entre os segmentos de passageiros e cargas – serão premiadas. E se por um lado, o número de vencedoras caiu em relação ao ano passado – em 2016 foram 96 –, as campeãs da categoria Ouro estão em número maior – 41 ano passado e 52 este ano. Na categoria Prata, serão 20 (51 em 2016) e na Bronze apenas três (quatro em 2016). Essa “matemática” agradou ao coordenador.

“Os três níveis de premiação, Ouro, Prata e Bronze, estão relacionados ao valor da opacidade dos motores dos veículos avaliados, e os criamos para mostrar que a Fetransportes faz questão de manter a excelência do programa. E se temos menos empresas ganhando Bronze e Prata, e mais ganhando a Ouro, é porque algumas delas estão migrando para a categoria acima. E esse é um resultado que precisamos comemorar. Mostra que setor e empresas continuam caminhando da mesma direção”, ressalta.

Resultados

A premiação do dia 11 de agosto é resultado de testes de fumaça preta realizadas entre dia 1º de julho do ano passado e 30 de junho deste ano. Neste período, os técnicos dos Despoluir realizaram 23.894 aferições em veículos movidos a diesel nas empresas de transporte assistidas pelo Programa Despoluir. A partir desse resultado, estima-se que cerca de 840 toneladas de material particulado deixaram de ser lançados na atmosfera.

O Prêmio QualiAr é uma realização da Fetransportes com apoio do Sest Senat.