Entre os dias 19 e 26 novembro, a FETRANS (Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Ceará, Piauí e Maranhão) e o SEST SENAT entregaram o Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar, coordenado pelo Programa Despoluir, nas cidades de Teresina (PI), Fortaleza (CE) e São Luís (MA). O objetivo da premiação foi promover o reconhecimento das empresas do setor que investem em projetos ambientais nas suas garagens e nas comunidades onde atuam.
Esta é a 13º edição que a FETRANS promove o evento na sua região. Neste ano, 64 empresas se inscreveram, sendo 12 de transporte de cargas e 52 de transporte de passageiros. Veja, no final da matéria, os premiados de cada localidade.
Além do troféu principal para os vencedores, a premiação contempla também outros resultados. O Certificado de Qualidade Empresa 100% foi dado às empresas com frota totalmente aprovada pelo Programa Despoluir e que não tiveram nenhuma multa aplicada pelos órgãos fiscalizadores ambientais.
O Troféu Destaque Ambiental é entregue a personalidades ou instituições cujas ações contribuem para um meio ambiente saudável. Os homenageados deste ano foram Tâmara Freitas Aragão Lopes, socióloga com experiência em gestão pública e uma das fundadoras da Célula de Controle da Poluição Atmosférica da Seuma (Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente), de Fortaleza (CE), a Comissão de Defesa do Consumidor e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Piauí, por seus relevantes trabalhos, e ao Consórcio de Alumínio do Maranhão (ALUMAR) por seu modelo de negócio apoiado no conceito da sustentabilidade.
Desde o início da premiação, já foram realizadas mais de 76 mil aferições nos três Estados, de acordo com a superintendente da Fetrans, Amanda Machado Leitão. O índice de aprovação dos veículos é, atualmente, de 85% em relação à opacidade (teste que mede os níveis de emissão de fumaça preta pelo escapamento dos veículos).
Para a Diretora Executiva Nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart, “os ganhadores deste Prêmio são um exemplo inspirador para a nossa sociedade de como é possível implantarmos uma cultura de preservação do meio ambiente”.
A gestora do Despoluir, Daniela Fraga, afirma que este já é um programa consolidado em todo o território nacional e está ganhando cada vez mais força. “Nosso trabalho tem um compromisso ambiental, além propiciar a redução de custos operacionais”, acrescenta.
De acordo com presidente da Fetrans, Chiquinho Feitosa, a entidade atua com a certeza de ter contribuído para mudar a visão daqueles que integram a cadeia produtiva do setor do transporte, em relação à atenção e ao respeito ao meio ambiente. “As práticas ambientais disseminadas pelas empresas e reconhecidas no Prêmio são, muitas vezes, pequenos gestos e atitudes tomadas diariamente, mas que fazem a diferença quando pensamos em um mundo ecologicamente mais responsável. O que esses empresários e trabalhadores vêm fazendo deve ser tomado como exemplo por toda a sociedade”, incentiva.
Critérios
As empresas foram avaliadas a partir dos critérios: Inspeção Veicular, Multas do Órgão Ambiental e Projetos Socioambientais.
A Inspeção Veicular foi realizada nos veículos das empresas pelos técnicos do Programa Despoluir, em visitas programadas durante todo período de avaliação do Prêmio, de 1º de janeiro à 30 de setembro. É feita, no mínimo, em 70% da frota operante das empresas em qualquer modalidade.
Daniela Fraga, gestora do programa Despoluir, com um dos premiados.
--------------------------------
Fonte: Notícias SEST SENAT