Compartilhe

Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar é entregue no Ceará, Piauí e Maranhão

Foto: divulgação Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar é entregue no Ceará, Piauí e Maranhão

Entre os dias 19 e 26 novembro, a FETRANS (Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Ceará, Piauí e Maranhão) e o SEST SENAT entregaram o Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar, coordenado pelo Programa Despoluir, nas cidades de Teresina (PI), Fortaleza (CE) e São Luís (MA). O objetivo da premiação foi promover o reconhecimento das empresas do setor que investem em projetos ambientais nas suas garagens e nas comunidades onde atuam.

Esta é a 13º edição que a FETRANS promove o evento na sua região. Neste ano, 64 empresas se inscreveram, sendo 12 de transporte de cargas e 52 de transporte de passageiros. Veja, no final da matéria, os premiados de cada localidade.

Além do troféu principal para os vencedores, a premiação contempla também outros resultados. O Certificado de Qualidade Empresa 100% foi dado às empresas com frota totalmente aprovada pelo Programa Despoluir e que não tiveram nenhuma multa aplicada pelos órgãos fiscalizadores ambientais.

O Troféu Destaque Ambiental é entregue a personalidades ou instituições cujas ações contribuem para um meio ambiente saudável. Os homenageados deste ano foram Tâmara Freitas Aragão Lopes, socióloga com experiência em gestão pública e uma das fundadoras da Célula de Controle da Poluição Atmosférica da Seuma (Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente), de Fortaleza (CE), a Comissão de Defesa do Consumidor e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Piauí, por seus relevantes trabalhos, e ao Consórcio de Alumínio do Maranhão (ALUMAR) por seu modelo de negócio apoiado no conceito da sustentabilidade.

Desde o início da premiação, já foram realizadas mais de 76 mil aferições nos três Estados, de acordo com a superintendente da Fetrans, Amanda Machado Leitão. O índice de aprovação dos veículos é, atualmente, de 85% em relação à opacidade (teste que mede os níveis de emissão de fumaça preta pelo escapamento dos veículos).

Para a Diretora Executiva Nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart, “os ganhadores deste Prêmio são um exemplo inspirador para a nossa sociedade de como é possível implantarmos uma cultura de preservação do meio ambiente”. 

A gestora do Despoluir, Daniela Fraga, afirma que este já é um programa consolidado em todo o território nacional e está ganhando cada vez mais força. “Nosso trabalho tem um compromisso ambiental, além propiciar a redução de custos operacionais”, acrescenta.

De acordo com presidente da Fetrans, Chiquinho Feitosa, a entidade atua com a certeza de ter contribuído para mudar a visão daqueles que integram a cadeia produtiva do setor do transporte, em relação à atenção e ao respeito ao meio ambiente. “As práticas ambientais disseminadas pelas empresas e reconhecidas no Prêmio são, muitas vezes, pequenos gestos e atitudes tomadas diariamente, mas que fazem a diferença quando pensamos em um mundo ecologicamente mais responsável. O que esses empresários e trabalhadores vêm fazendo deve ser tomado como exemplo por toda a sociedade”, incentiva.

Critérios

As empresas foram avaliadas a partir dos critérios: Inspeção Veicular, Multas do Órgão Ambiental e Projetos Socioambientais.

A Inspeção Veicular foi realizada nos veículos das empresas pelos técnicos do Programa Despoluir, em visitas programadas durante todo período de avaliação do Prêmio, de 1º de janeiro à 30 de setembro. É feita, no mínimo, em 70% da frota operante das empresas em qualquer modalidade.

A Comissão Organizadora verifica também a quantidade de multas emitidas para as empresas, pelos órgãos ambientais fiscalizadores de emissões veiculares de cada Estado, durante o período de avaliação. Para cada multa ambiental, a empresa participante do Prêmio perde dois pontos, dos 10 atribuídos no momento da inscrição.

São considerados Projetos Socioambientais as ações desenvolvidas pela empresa que reduzam ou neutralizem os impactos ambientais causados direta ou indiretamente pelo ato de transportar. A avaliação inclui ainda ações externas que visem à integração saudável das comunidades com o meio ambiente e ações internas que melhorem o bem estar de seus colaboradores. As categorias dos projetos são: coleta seletiva, tratamento de efluentes, ideias alternativas, integração social e ações sociais internas.

Programa Despoluir
O Despoluir consiste em vários projetos, implementados pelo Sistema CNT (Confederação Nacional do Transporte) e executados pelas federações, sindicatos e associações afiliadas à entidade, além de parcerias firmadas com os setores público e privado, que fortalecem o programa. 

Além disso, atua na formulação e execução de políticas públicas na área ambiental, participando ativamente dos principais fóruns de discussão do tema, especialmente no Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Para saber mais sobre o Programa, clique aqui.

Confira a lista dos vencedores:

No Piauí: 
ASA BRANCA Ltda.
TAGUATUR Taguatinga Transportes e Turismo LTDA.
Transportes Coletivo CIDADE VERDE Ltda.
Transportes SÃO CRISTOVÃO Ltda.

No Ceará: 
AUTO VIAÇÃO DRAGÃO DO MAR LTDA
EXPRESSO GUANABARA S/A
ORGANIZAÇÃO GUIMARÃES LTDA - EMPRESA VITÓRIA
TRANSPORTES URBANOS ALIANÇA S/A
VIAÇÃO PRINCESA DOS INHAMUNS LTDA
VIAÇÃO URBANA LTDA

No Maranhão:
AUTOVIARIA MATOS LTDA
Benedito Ubaldo da Silva - BUS Transporte Escolar e Turismo
MAPE TRANSPORTES LTDA - GERTAXI
PRIME PLUS LOCAÇÃO DE VEÍCULOS E TRANSPORTE TURÍSTICO LTDA
TRANSPORTES COLETIVOS SANTA CLARA LTDA
EMPRESA SÃO BENEDITO LTDA
TAGUATUR TAGUATINGA TRANSPORTES E TURISMO LTDA – FILIAL
VIX LOGÍSTICA S/A


Daniela Fraga, gestor​a do programa Despoluir, com um dos premiados.

--------------------------------

Fonte: Notícias SEST SENAT