Rio Grande do Sul
O Programa Gaúcho Despoluir, mantido pela Federação das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do Rio Grande do Sul – Fetergs, em convênio com a Confederação Nacional do Transporte- CNT, entregou troféus e certificados a 21 empresas de transportes coletivos do Estado. Elas foram avaliadas para aferir os níveis de emissão de gases poluentes em seus veículos. Entre as classificadas, as nove que apresentaram o melhor desempenho receberam o Troféu Despoluir.
Através de opacímetros – equipamentos que medem a emissão de gases – equipes do Programa avaliaram os veículos de 143 empresas de transportes de passageiros. As que apresentaram níveis de emissão de gases permitidos por resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente, receberam o Selo Despoluir. E as de melhor performance foram premiadas.
Para o presidente da Fetergs, Pedro Antonio Teixeira, o número de empresas que participam voluntariamente do Programa Gaúcho Despoluir e os resultados apresentados demonstram que para o setor a preservação do meio ambiente não é retórica: