Compartilhe

​Prêmio Cepimar

Divulgação/Cepimar ​Prêmio Cepimar

Com o objetivo de reconhecer as empresas do setor de transportes de passageiros e de cargas que investem em projetos ambientais, a Federação dos Transportes Rodoviários do Ceará, Piauí e Maranhão (Cepimar) realiza no próximo dia 11, no 23º Batalhão de Caçadores – Batalhão Marechal Castello Branco em Fortaleza, a entrega do Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar 2013 que esta em sua décima primeira edição. A solenidade começa às 16 horas e conta com a presença de empresários, personalidades do setor e colaboradores das 29 empresas concorrentes ao prêmio.

Em sua décima edição, o Prêmio irá homenagear as melhores iniciativas das empresas de transporte de passageiros e de cargas na busca pela diminuição da emissão de gases poluentes na atmosfera, pelo uso racional dos combustíveis, e ainda os mais bem sucedidos projetos ou programas de conservação do meio ambiente. O processo de avaliação que acorreu no período de 01 de janeiro a 30 de setembro de 2013 superou as edições anteriores no número de iniciativas quanto à implantação de projetos ambientais. Nos três estados de atuação da Cepimar,  o número de inscrições teve adesão de 134,29% a mais de empresas frente a 2012.

A Cepimar faz, também, outros reconhecimentos como o Certificado de Qualidade Empresa 100% às empresas com frota totalmente aprovada pelo Programa Despoluir e que não tiveram nenhuma multa aplicada pelos órgãos fiscalizadores ambientais e o Troféu Destaque Ambiental, entregue a personalidades ou instituições cujas ações contribuem para um meio ambiente saudável. Este ano a homenageada com o Troféu é a gestora e educadora ambiental, e editora do caderno “O estado Verde”, do Jornal o Estado, Tarcilia Rego, pelos relevantes serviços prestados ao meio ambiente e à sociedade.

EVOLUÇÃO

O presidente da Cepimar, David Lopes de Oliveira, explicou que a evolução nos números do projeto Des-poluir nos três Estados de atuação ao longo dos dez primeiros anos de premiação comprova como os empresários e trabalhadores do transporte abraçaram essa causa. “O Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar é uma iniciativa que nos orgulha muito, pois colaboramos diretamente para mudar a visão das empresas de transporte em nosso Estado, no que diz respeito à atenção e respeito ao meio ambiente”.

Para ele, as práticas ambientais disseminadas pelas empresas cearenses e reconhecidas no prêmio são muitas ve-zes pequenos gestos e atitudes tomadas no dia-a-dia, mas que fazem a diferença quando pensamos em um mundo ecologicamente mais responsável.

“São inúmeros projetos e ações que vêm garantindo números menores de emissão de gases poluentes na atmosfera e que colaboram também para um uso consciente de recursos na-turais e atividades de conscientização das comunidades onde as empresas do setor de transporte atuam. O que esses empresários e trabalhadores vêm fazendo deve ser tomado como exemplo por toda a sociedade.”

Sobre o Despoluir

A Cepimar é uma das Federações da Confederação Nacional do Transporte (CNT) que executa o Programa Ambiental do Transporte, o Despoluir​, que dentre outros, tem o objetivo de promover o uso racional de combustível no setor de transporte. A equipe do Despoluir da Cepimar realiza aferições periódicas nos veículos das frotas das empresas do Ceará, Piauí e Maranhão; presta orientações sobre o recebimento e armazenamento do óleo diesel e realiza palestras sobre condução segura e econômica.

--------------------

* Último parágrafo com adaptações da Coordenação de Projetos Especiais da CNT.

​Fonte: Jornal O Estado