Compartilhe

​Despoluir fará aferição dos caminhões em Santa Catarina. Confira a agenda

Divulgação/Sest Senat ​Despoluir fará aferição dos caminhões em Santa Catarina. Confira a agenda

Empresas e motoristas de caminhão interessados em fazer o controle da emissão de poluentes nos veículos, reduzir o consumo de combustível e diminuir o custo de manutenção podem conferir a agenda do Despoluir – Programa Ambiental do Transporte para o mês de maio. Ainda há vagas.

De segunda a sexta-feira, 6 a 10 de maio, a unidade móvel do técnico Sérgio Machado estará na região de Lages, na Serra Catarinense, para as visitas pré-agendadas para aquela localidade por meio do Setplan ou diretamente com a coordenação do Despoluir. 

De acordo com Machado, o importante nessas ações é contar com a mobilização das empresas e dos seus dirigentes para que reúnam o maior número de veículos em um mesmo local. A análise não demora mais do que 15 minutos para cada caminhão. 

As transportadoras da região de Criciúma serão visitadas entre 13 e 17 de maio. A visita está marcada pelo Setransc e os responsáveis pela frota ainda podem conferir e marcar as vagas de aferição em aberto. 

Em Florianópolis, Sérgio Machado estará entre os dias 20 e 22 de maio, também com hora marcada. Entre os dias 23 e 24, estará em Itajaí, com visitas agendadas pelo Seveículos e, de 27 e 31 de maio, em Tubarão, marcadas pelo Setram.

O serviço de aferição é gratuito para o transportador e, por meio do opacímetro, que avalia a opacidade da fumaça resultante da combustão, indica se está dentro dos padrões da legislação brasileira. Se não estiver, o proprietário é notificado com as informações dos problemas que apresenta e que devem ser resolvidos para nova aferição. A aferição pode, inclusive, tirar o veículo de circulação por alguns minutos, mas, em compensação, o dono ganha na redução do consumo de combustível e para menos o veículo para manutenção.

Despoluir em Santa Catarina

O Despoluir – Programa Ambiental do Transporte da Confederação Nacional do Transporte (CNT) trabalha em parceria com a Federação das Empresas de Transporte de Carga de Santa Catarina (Fetrancesc) e existe desde 2007. Até o mês de fevereiro, foram realizadas 852.851 aferições em veículos de carga e de passageiros, dos quais 88,26% foram aprovados. Em Santa Catarina, a Fetrancesc possui três unidades móveis, uma sediada na Capital, outra no Setracajo, em Joinville, que atende a região Norte, e a terceira, no Setcom, em Concórdia. Para marcar a visita dos técnicos, o interessado deve procurar os sindicatos associados (veja relação no site www.fetrancesc.com.br ​ ou diretamente com a coordenação do Programa, em Florianópolis: (48) 3248-1104).

Sobre o Sest Senat

Ligado à Confederação Nacional do Transporte (CNT), desde sua criação em setembro de 1993, o Sest Senat atua na preparação de mão de obra para o setor transportador e na melhoria da qualidade de vida de trabalhadores no transporte. As instituições são presididas pelo senador Clésio Andrade. Atualmente, existem unidades espalhadas pelas cinco regiões do país.

-----------------------------------------------------

Fonte: Notícias SEST SENAT