Em todos os setores da vida, o novo sempre enfrenta resistências. Até que descobrimos o quanto podemos tirar proveito da novidade e a aceitamos. No dia-a-dia das empresas de ônibus não é diferente.
Foi assim em 1997, com as primeiras medições realizadas pelos técnicos do programa Economizar, criado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), em parceira com o Programa Nacional de Racionalização do Uso dos Derivados de Petróleo e de Gás Natural (Conpet).
O país vivia uma grave crise energética, com risco de desabastecimento e o nosso desafio, à época, era economizar combustível no transporte de passageiros, um segmento que figura entre os maiores consumidores dos derivados do petróleo.
Aos poucos, como o aparecimento dos primeiros resultados, o programa conquistou o reconhecimento dos empresários do Transporte e mostrou a que veio.
Durante seus dez anos de existência, o programa Economizar reduziu o consumo do setor de Transporte em 315 milhões de litros de combustível, em média por ano, e evitou que 870 mil toneladas de partículas poluentes fossem lançadas na atmosfera.
Afastado o risco de desabastecimento de combustível, concentramos nossos esforços na redução da emissão de poluentes pelos veículos que transportam passageiros e cargas no Brasil.
Assim nasceu, em 2007, o Programa Ambiental do Transporte – Despoluir, coordenado pela CNT e com atuação no país inteiro, por meio das federações e sindicatos a ela filiados.
Num primeiro momento, o filme do Economizar se repetiu e o programa enfrentou resistências por parte do empresariado, ainda desacostumado a considerar em suas rotinas, a redução de poluentes emitidos por seus veículos como meta a ser perseguida.
Pouco a pouco, essa mentalidade mudou e hoje temos uma nova realidade. O próprio empresário exige a verificação da qualidade de sua frota no quesito emissão de poluentes na atmosfera e busca adequar-se ao padrão.
Realizamos anualmente mais de 25 mil aferições, em parceria com os sindicatos de empresários nos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. Saltamos de um patamar inicial de 44% (2007) em aprovação dos veículos testados, para 94% no ano passado.
Para além desses números que, por si só, comprovam a eficiência do programa em nossa região, tornamo-nos uma referência na interlocução com a sociedade quando se trata da redução de poluentes por veículos movidos a óleo diesel.
Isso tem nos permitido ocupar assento em fóruns de discussão interinstitucionais, representando o segmento do transporte junto a outros setores da economia e, também, efetivar parcerias com instituições públicas e privadas de ensino para o desenvolvimento de pesquisas sobre a temática Transporte e Meio Ambiente.
Queremos ir mais além, envolvendo outros segmentos do transporte que ainda não são atendidos pelo Despoluir e outros grupos da sociedade, principalmente beneficiária das ações que desenvolvemos.
Vamos vencer as resistências iniciais, como antes, e seguir em frente, apresentando resultados positivos e cumprindo nossa missão de cuidar do meio de transporte, sem descuidar do meio ambiente.