Por meio do Programa Despoluir, Fetrans realiza cerimônia da 22ª edição do Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar em julho

Com 39 empresas concorrentes nesta edição, o prêmio reconhece e valoriza organizações do transporte que se destacam em ações socioambientais e de governança

Reconhecida como uma das mais tradicionais premiações do setor de transportes, o Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar (PMQA), promovido anualmente pela Fetrans (Federação dos Transportes), por meio do Programa Despoluir, chega, em 2025, à sua 22ª edição. A cerimônia que anunciará as empresas do setor que mais se destacaram ao longo do último ano em ações e projetos desenvolvidos nas áreas social, ambiental e de governança, acontecerá no dia 09 de julho, a partir das 16h30, na sede da Federação, em Fortaleza (CE). O evento reunirá representantes de empresas do setor de transportes e de sindicatos filiados, além da diretoria da Federação, autoridades, especialistas e convidados.

Com 39 empresas concorrentes nesta edição, o prêmio segue com o objetivo de incentivar, reconhecer e divulgar as ações e os projetos de empresas do transporte alinhadas com a agenda ESG (Ambiental, Social e Governança), sobretudo aquelas engajadas na redução da emissão de gases poluentes e nos demais impactos da atividade, além da atuação na preservação dos recursos naturais do planeta, reforçando o compromisso do setor com a sustentabilidade, a inovação e a responsabilidade social. 

Além disso, homenageia os líderes de diversos setores produtivos que, por meio do legado de suas carreiras e de suas organizações, contribuem para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), com a comenda “Destaque Ambiental”.

Neste ano, o homenageado será Romeu Aldigueri, atual presidente da Assembleia Legislativa do Ceará. Aldigueri é advogado com especialização em Direito Ambiental e já ocupou diversos cargos de liderança em importantes órgãos ambientais, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e a Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace), sendo agraciado diversas vezes como um dos mais reconhecidos dirigentes deste tipo de organização do País.

Desde 2002, o PMQA já premiou, só no Ceará, mais de 140 projetos de empresas do setor de transporte pelas ações de responsabilidade socioambiental e homenageou mais de 40 personalidades e instituições com o Troféu Destaque Ambiental. O Prêmio é uma das ações da Fetrans promovidas através do Programa Despoluir – o Programa Ambiental do Transporte, que é desenvolvido e promovido pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) e pelo SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional Aprendizagem do Transporte) e executado regionalmente pela Fetrans.

Ao longo dos anos, o PMQA tem contribuído para uma mobilidade mais limpa e eficiente por meio da valorização de boas práticas ambientais e de gestão no setor de transportes.

Desde 2002, o PMQA já premiou mais de 140 projetos de empresas do setor de transporte no Ceará, por suas ações de responsabilidade socioambiental, além de homenagear mais de 40 personalidades e instituições com o Troféu Destaque Ambiental. O prêmio faz parte das ações do Programa Despoluir — o Programa Ambiental do Transporte — desenvolvido pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) e pelo SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), com execução regional pela Fetrans.

Ao longo dos anos, o PMQA tem contribuído para uma mobilidade mais limpa e eficiente, valorizando boas práticas ambientais e de gestão no setor de transporte.