Despoluir nas Escolas no Projeto Pelotão da Cidadania

O Despoluir participou de ação educativa com alunos da Escola Irmã Arcângela, em Natal, dentro do Projeto Pelotão da Cidadania. A atividade abordou sustentabilidade e cidadania, reforçando o papel do transporte coletivo na preservação ambiental

O programa Despoluir, desenvolvido em parceria com a Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste (Fetronor), teve participação de destaque em mais uma importante ação de educação ambiental com alunos da rede pública de ensino de Natal. A atividade ocorreu na última quarta-feira (11), com os estudantes do 3º ano A e B da Escola Municipal Irmã Arcângela, localizada no bairro de Igapó, zona norte da capital.

A iniciativa fez parte do Projeto Pelotão da Cidadania e Protagonismo Juvenil, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, por meio do DAE (Departamento de Atenção ao Educando, e contou com o apoio da Semurb (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo), da equipe pedagógica da escola e da Fetronor.

Com linguagem lúdica e acessível, os alunos participaram de uma aula interativa sobre sustentabilidade, cidadania e preservação ambiental. O programa contribuiu com materiais educativos e conteúdos sobre práticas sustentáveis no transporte coletivo, despertando nos estudantes o senso de responsabilidade ambiental desde cedo.

“Acreditamos que a mudança de mentalidade começa na infância. Estar nas escolas, dialogando com as crianças sobre meio ambiente e sustentabilidade, é uma forma concreta de plantar sementes para um futuro mais consciente e comprometido com o planeta”, destacou Samara Freire, coordenadora do Despoluir na região.

Além de Samara Freire, estiveram presentes na ação a coordenadora do projeto, Marluce Cavalcanti, o geógrafo da Semurb, Célio Roberto, o técnico da Fetronor, Gustavo Costa, além de professores da escola.

A parceria entre o setor de transporte e as instituições públicas reforça a importância de integrar educação ambiental e cidadania desde os primeiros anos da vida escolar. A ação também evidenciou o papel do Despoluir como um aliado na promoção de práticas sustentáveis que contribuam para um futuro mais limpo, justo e consciente.