CNT detalha ações do programa Despoluir em reunião com a Infra S.A.

A CNT (Confederação Nacional do Transporte) apresentou, no dia 16 de junho, o programa Despoluir à Infra S.A., empresa pública vinculada ao Ministério dos Transportes (MT). A Confederação, representada pela gerente executiva ambiental, Erica Marcos, enfatizou a atuação nacional do programa e os serviços prestados ao longo de quase 18 anos de atividade.

Realizado pela CNT e pelo SEST SENAT, com apoio das federações associadas ao Sistema Transporte, o Despoluir realiza um trabalho sólido de avaliações veiculares ambientais, com foco em descarbonização. Conta, ainda, com linhas de atuação para a sustentabilidade, incluindo, por exemplo, serviços de orientação sobre gestão hídrica.

No encontro, a Infra S.A. conheceu a estrutura, os resultados e o impacto do Despoluir na redução de emissões e na disseminação de melhores práticas ambientais. “Foi uma oportunidade para mostrar a pujança da iniciativa, que oferece serviços voltados à excelência ambiental em todo o território, além de antecipar, simbolicamente, a celebração do aniversário do Despoluir, que ocorre em julho”, observa a gerente.

Um ponto destacado foi o reconhecimento internacional do programa. A participação das entidades que compõem o Sistema Transporte (CNT, SEST SENAT e ITL) em eventos globais de grande relevância, como o Fórum Internacional de Transporte e as COPs (Conferências das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), têm consolidado o Despoluir como uma referência em práticas ambientais para o setor.

No encontro, os representantes do Sistema Transporte foram recepcionados por Felipe Ricardo da Costa Freitas, gerente de Desenvolvimento do Documento de Transporte Eletrônico (DT-e) da Infra S.A. Da parte do Sistema, também participou Maria Carolina de Noronha, assessora governamental da CNT.