Parceria com a Abesata visa promover a redução dos impactos ambientais da atividade transportadora

O Programa Despoluir deu início a uma ação pioneira no Aeroporto Internacional de São Paulo, localizado em Guarulhos. Trata-se de uma parceria com a Abesata (Associação Brasileira das Empresas de Serviços Auxiliares do Transporte Aéreo) para avaliar a emissão de poluentes por caminhões, ônibus, tratores e demais veículos utilizados pelas empresas de serviços auxiliares de solo que operam no terminal.
O projeto ainda está em fase de estudo. No final de maio, ocorreu a primeira visita técnica ao aeroporto. Representantes da Fetcesp (Federação das Empresas de Transportes de Cargas do Estado de São Paulo), que operacionalizam o Despoluir no estado de São Paulo, testaram as condições de aplicação das avaliações das emissões dos veículos das empresas convidadas a participar do projeto.
A próxima etapa será a análise técnica das informações a serem encaminhadas pelas empresas, seguida do estudo da viabilidade de atendimento do Despoluir. Por meio das avaliações técnicas dos veículos, as empresas participantes receberão um relatório sobre a emissão de poluentes e o consumo de diesel, contendo dados e orientações que podem auxiliar na adoção de práticas mais sustentáveis, contribuindo para a redução dos impactos ambientais no aeroporto.
Para o presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, “a ação reforça o compromisso do setor de transporte aéreo com a sustentabilidade e com a busca por soluções que conciliem eficiência operacional e preservação ambiental. Iniciativas como o Programa Despoluir são fundamentais nesse processo ao oferecerem suporte técnico e promoverem práticas ambientais responsáveis, contribuindo diretamente para a redução dos impactos ambientais da atividade transportadora”.