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Bogotá lança ônibus a hidrogênio e promete licitação da segunda linha de metrô ainda no segundo semestre

28/03/2023

Anúncio foi feito pela prefeita da capital colombiana; obra prevê conexão com o Transmilenio.


Primeiro ônibus a hidrogênio vai circular no Transmilênio.
Foto: divulgação/Diário do Transporte

Bogotá, capital da Colômbia, terá uma segunda linha de metrô.

Foi o que anunciou a prefeita Claudia López, que prometeu que irá licitar as obras já no segundo semestredeste ano.

O investimento está previsto em US$ 3,55 bilhões, e contempla 11 estações, 10 delas subterrâneas.

O projeto prevê que a nova linha fará conexão em cinco estações com a rede de transporte públicoTransmilenio e o futuro VLT Regiotram del Norte.

A prefeita fez a promessa durante a inauguração do primeiro ônibus movido a hidrogênio verde.

Mobilidade a hidrogênio

O projeto, lançado nesta segunda-feira, 27 de março de 2023, inclui a produção de hidrogênio de baixaemissão, um sistema de compressão e armazenamento do produto, uma estação de serviço que inclui umgerador de hidrogênio e um ônibus de transporte público para 50 passageiros.

Do parque de mobilidade, onde está localizado o sistema integral de produção, armazenamento e posto deabastecimento de hidrogênio Green Mobile na cidade de Fontibón, a prefeita Claudia López garantiu queeste é um grande passo para Bogotá em seu compromisso com a transição energética e a descarbonizaçãodos transporte.

“Bem-vindos ao que será o maior pátio elétrico da América Latina e o primeiro a carregar esse sistema comhidrogênio. Esta é uma grande conquista do setor público e privado, por isso temos muito a comemorar hoje
”,comemorou a prefeita Claudia López.

Ainda sobre transportes, ela anunciou que no próximo dia 11 de abril divulgará o nome da empresa queconstruirá o sistema de cabos aéreos de San Cristóbal, avaliado em US$ 70 milhões.

A primeira linha do Metrô de Bogotá, em construção, tem previsão de começar a operar em 2028.

O contrato da primeira linha foi assinado em 27 de novembro de 2019, envolvendo a Empresa Metro deBogotá (EMB) e um consórcio chinês composto pela China Harbour Engineering Company Limited (CHEC) eo sócio minoritário Xi’an Metro Company Limited.

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Fonte: Diário do Transporte (Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes)