Compartilhe

Sistema CNT realiza missão empresarial à Alemanha

21/09/2022

Executivos de algumas das maiores empresas de transporte do Brasil iniciaram uma imersão no país europeu, em busca de conhecimento sobre novas tecnologias e práticas que podem impulsionar o setor


Por Agência CNT Transporte Atual
Foto: divulgação/CNT

O Sistema CNT, formado pela Confederação Nacional do Transporte, pelo SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) e pelo ITL (Instituto de Transporte e Logística), realiza, até o dia 28 de setembro, a Missão Internacional do Transporte à Alemanha. A iniciativa é promovida pelo SEST SENAT e organizada pela AHK (Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha).

A delegação, formada por executivos de algumas das maiores empresas de transporte do Brasil, vai realizar uma imersão em ambientes de avançada tecnologia. A Alemanha é o país líder mundial em feiras comerciais, tendo várias delas foco no setor de transporte. Durante a viagem, os participantes terão a oportunidade de ampliar conhecimentos por meio de visitas técnicas e networkings entre a delegação brasileira e líderes e empreendedores alemães.

Nesta segunda-feira (19), primeiro dia de atividades oficiais da missão, eles puderam conhecer a EUREF, um campus de inovação e tecnologia onde várias empresas estão instaladas e trabalham no desenvolvimento de novas tecnologias – startups que buscam soluções tecnológicas para o setor de transporte. Além disso, foram apresentadas as principais temáticas trabalhadas no local, como mobilidade conectada, abastecimento de energia, redução de mudanças climáticas e construção eficiente em termos energéticos.

Antes de iniciar as visitas, o presidente do Sistema CNT, Vander Costa, deu as boas-vindas e falou sobre a satisfação de poder incentivar e apoiar a missão dos empresários do transporte brasileiro para adquirirem maior experiência e benchmarking por meio desses eventos. “Espero que vocês aproveitem ao máximo a oportunidade e retornem para as suas empresas cheios de projetos. O ecossistema de inovação e as novas tecnologias do transporte alemão que nós iremos conhecer, com certeza, serão válidos para o universo do transporte brasileiro”, afirmou Vander Costa.

A delegação fez visitas técnicas a três startups instaladas no campus. A primeira foi a Garamantis, que é uma empresa que fornece exposições interativas para seus clientes utilizarem em eventos corporativos, showrooms, lojas, museus, exposições e feiras. A empresa concebe, desenvolve e projeta mundos interativos exclusivos em torno do produto, da marca ou da experiência que o cliente desejar. 

Eles também conheceram de perto a Hubject GmbH, uma joint venture do Grupo BMW, Bosch e Daimler juntamente com a EnBW (Energie Baden-Württemberg), RWE e Siemens. Seu portfólio contempla o desenvolvimento de uma plataforma de dados unificada e multissetorizada. Entre as soluções da empresa, está uma que permite que os motoristas carreguem os veículos em qualquer estação do fornecedor, verifiquem a disponibilidade e os reservem para uso futuro.

Por fim, eles foram à Nextmove, onde viram – e puderam testar – os carros elétricos. A empresa é especialista em mobilidade elétrica e promove o conhecimento sobre todos os aspectos de compra, carregamento e condução de automóveis. “É uma excelente oportunidade para a gente trocar ideias, conhecer coisas novas e, depois, compartilhar as melhores práticas entre as empresas. Todas as visitas que já fizemos proporcionaram ao grupo Águia Branca muitas trocas produtivas”, afirmou Paula Barcellos, diretora executiva da Viação Águia Branca.

Nos próximos dias, eles irão visitar, dentre outras coisas, a Innotrans, a maior feira do mundo para o setor ferroviário, e a IAA Transportation, que é considerada a mais importante plataforma do mundo para a indústria de veículos comerciais, com foco em inovações e tecnologias para ônibus, vans, caminhões e trailers.


Encontro com embaixador

Nesta segunda-feira (19), parte da delegação foi recebida pelo embaixador do Brasil na Alemanha, Roberto Jaguaribe. O encontro tratou de temas, como cooperação entre Brasil e Alemanha e p estreitamento das relações comerciais entre os dois países.

Na oportunidade, o presidente da CNT, Vander Costa, presenteou o embaixador com uma escultura que simboliza a pujança e o dinamismo do setor transportador.

Além dos empresário, integram a comitiva o ex-presidente do Sistema CNT, Clésio Andrade; o diretor executivo da CNT, Bruno Batista; a diretora executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart; o diretor adjunto do SEST SENAT, Vinicius Ladeira; e a diretora executiva adjunta do ITL (Instituto de Transporte e Logística), Eliana Costa.​