Compartilhe

Hidrogênio líquido é produzido a partir do ar, e nova descoberta é uma grande opção aos combustíveis fósseis e combate ao efeito estufa

13/09/2022

O estudo foi publicado em um artigo sobre hidrogênio na revista Nature Communications.


Foto: divulgação/clickpetroleoegas.com.br

Hoje, podemos dizer que existem diversos desafios para tornar o hidrogênio líquido uma fonte de energia verde, e uma alternativa efetiva aos combustíveis fósseis. Um dos grandes desafios é a sua abundância, pois existe pouco hidrogênio líquido na terra, de forma pura, pois grande parte está contido na água.

Entretanto, uma novidade surgiu no meio científico. Uma equipe de cientistas conseguiu produzir hidrogênio líquido a partir do ar, produzindo a substância através de energia renováveis. O estudo foi publicado em um artigo sobre hidrogênio na revista Nature Communications. Diferente de outras matérias-primas como o petróleo e o gás natural, a combustão do hidrogênio não produz debaixo de carbono, o gás que é responsável pelo avanço do efeito estufa, produzindo apenas água. Dessa forma, o hidrogênio é uma excelente alternativa como combustível verde.

Entretanto, obter hidrogênio líquido ainda é um grande desafio. Isso porque ele faz parte da composição da água (H2O) e de compostos como petróleo e gás natural. Dessa forma, é necessário obter um processo químico para retirar aquele elemento dos compostos, o que custa energia e um alto valor para os idealizadores do projeto. Por outro lado, também temos um problema, pois obter hidrogênio a partir de combustíveis fósseis também gera dióxido de carbono, portanto, essas fontes continuam ineficazes na produção de energia limpa, sendo um pilar para o avanço do efeito estufa no planeta.

Hidrogênio líquido é uma ótima opção para combater o efeito estufa

Para produzir hidrogênio líquido através da água, é usado um processo conhecido como eletrólise. Basicamente, usa-se a corrente elétrica para partir das moléculas de água em hidrogênio e oxigênio. Esse processo foi o pilar do projeto liderado por Gang Kevin Li, que trabalha no Departamento de Engenharia Química da Universidade de Melbourne, na Austrália. Entretanto, para diferenciar o projeto, em vez de usarem a água no estado líquido, os cientistas conseguiram recolher a umidade do ar para produzir o hidrogênio líquido. Para isso, usaram uma espécie de esponja munida com substâncias capazes de absorver a umidade do ar, como o ácido sulfúrico, por exemplo.

Em seguida, com a ajuda da energia elétrica vinda de fontes renováveis, como a energia eólica ou solar, usaram a eletrólise para partir as moléculas de água, obtendo a produção de hidrogênio gasoso. Em uma matéria publicada na revista New Scientist, Gang Kevin Li, coordenador do projeto, afirmou que esta é a primeira tecnologia capaz de produzir hidrogênio altamente puro diretamente do ar, sendo possível realizar o processo em qualquer parte da terra, desde que haja energia suficiente. O cientista afirmou que o processo ocorre mesmo em condições atmosféricas de 4% de umidade, equivalente a uma baixíssima concentração de água no ar.

Hidrogênio líquido pode ser produzido em qualquer parte da Terra

O novo processo permite a produção de hidrogênio líquido em regiões com grande escassez de água líquida, como em ambientes desérticos, mas, que possuam uma fonte infindável de energia renovável, a solar. O aparelho montado pela equipe do cientista usa painéis solares, que são capazes de operar durante 12 dias consecutivos. Dessa forma, a equipe estima que é possível obter 745 litros de hidrogênio líquido por metro quadrado em apenas 24h, a partir do material que absorve a umidade do ar. Basicamente, o hidrogênio líquido​ precisa de pouca energia para entrar em combustão. Dessa forma, é válido citar que possui a capacidade de tornar-se inflamável de acordo com a tendência de mudança de estado físico, principalmente quando, na mudança, o gás se mistura com o ar.

----------------

Fonte: https://clickpetroleoegas.com.br

Escrito por Bruno Teles