Compartilhe

FAPESP lança chamada para Centros de Ciência para o Desenvolvimento

28/08/2021

Os Centros deverão conduzir pesquisa orientada a problemas específicos e com relevância social ou econômica para o estado de São Paulo


Por Agência FAPESP

A FAPESP anuncia a abertura de uma chamada de propostas para a constituição de Centros de Ciência para o Desenvolvimento (CCD-SP), que deverão conduzir pesquisa orientada a problemas específicos e com relevância social ou econômica para o estado de São Paulo.

As propostas deverão demonstrar equipes de pesquisa capacitadas e com ampla experiência de pesquisa nacional e internacional, governança clara e efetiva, mecanismos de revisão e metas intermediárias de sucesso bem definidas.

As equipes em cada proposta devem articular pesquisadores excepcionalmente qualificados de institutos, universidades ou instituições de ensino superior, em colaboração com pesquisadores ou gestores de órgãos de governo e, potencialmente, empresas ou organizações não governamentais.

A chamada busca propostas de pesquisa que valorizem as aplicações dos resultados, facilitando a conexão com órgãos públicos beneficiários de conhecimento científico e tecnológico em suas ações.

Os temas focais da chamada para Centros de Ciência para o Desenvolvimento são:

  • Saúde.
  • Energia para o desenvolvimento: eficiência energética.
  • Agricultura e Abastecimento.
  • Manufatura avançada e Materiais avançados.
  • Cidades Inteligentes e Segurança pública.
  • Conservação do Meio Ambiente e Sustentabilidade.
  • Cultura e Economia Criativa.
  • Esportes.

É possível submissão de propostas em outros temas, desde que atendam a todos os requisitos especificados no edital.

As propostas devem descrever claramente quais são os desafios públicos e problemas de interesse do órgão público envolvido (Secretaria Estadual ou Municipal) relevantes para o desenvolvimento do estado de São Paulo.

Os resultados esperados da pesquisa devem não apenas promover o avanço no conhecimento existente, mas também devem evidenciar os resultados esperados da pesquisa em termos de melhorias das políticas públicas.

Cada proposta de CCD-SP precisa apresentar pelo menos três pesquisadores principais. As propostas precisam apresentar parceiros co-financiadores (contrapartida financeira). A duração do financiamento da FAPESP será de até cinco anos.

As propostas devem ser apresentadas, pelo sistema SAGe, até 24 de setembro de 2021.

A chamada está publicada em: https://fapesp.br/14897.