Compartilhe

Despoluir concede Selo Cidade Verde para Araraquara

06/08/2021

O título foi conferido pela Fetpesp (Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo), como parte das ações do Despoluir



O município de Araraquara (SP) foi agraciado nesta quinta-feira (5) com o selo de Cidade Verde. O título foi conferido pela Fetpesp (Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo), como parte das ações do Despoluir. Promovido pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) e pelo SEST SENAT, o Despoluir é o maior programa ambiental do transporte brasileiro.

O Selo Cidade Verde é uma forma de reconhecimento a municípios que conseguem aferir toda sua frota de transporte de passageiros. Em Araraquara, foram vistoriados, entre 2020 e 2021, 337 ônibus (urbanos, intermunicipais e rodoviários) das quatro empresas que operam na cidade, sendo que 323​ veículos foram aprovados (95% da frota aferida).

A cerimônia de premiação ocorreu na unidade operacional do SEST SENAT em Araraquara e contou com diversos convidados especiais. Além do presidente da Fetpesp e do conselho regional de São Paulo do SEST SENAT, Mauro Artur Herszkowicz, prestigiaram o evento: a gestora do Programa Ambiental do Transporte – Despoluir, Daniela Fraga Mayer; o supervisor do Conselho Regional do Sest Senat São Paulo, Luiz Rafael Cardieri Marchesi; o presidente da Controladoria do Transporte de Araraquara (CTA), Nilson Carneiro; entre outros.

A prefeitura de Araraquara foi representada pelo secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Júnior, que falou sobre a importância dessa premiação. “Araraquara é a única cidade do estado que recebe esse prêmio porque todas as empresas que atuam no nosso município no transporte público de passageiros estão totalmente adequadas à legislação ambiental, portanto, comprometidas com o meio ambiente do nosso município. Por isso, é extremamente importante esse reconhecimento", afirmou.

Ao longo da sua trajetória, o Despoluir já realizou mais de 3,3 milhões de avaliações veiculares, atendendo mais de 55 mil transportadores. O programa tem capilaridade nacional e conta com uma equipe de técnicos com conhecimento amplo e capacidade de orientar as empresas para uma correta gestão ambiental. Além disso, produz materiais diversos, como manuais, cartilhas e análises construídas especialmente para os transportadores. Recentemente, foi dado início ao projeto-piloto SOAT (Serviço de Orientação Ambiental ao Transportador), ação que vai acompanhar as medidas adotadas pelas empresas do setor para reforçar o desenvolvimento de boas práticas de sustentabilidade.

​Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Araraquara