Compartilhe

Despoluir prestigia o Dia do Motorista

24/07/2021

O Programa oferece conteúdos de educação ambiental a condutores de veículos nas ações da CNT e do SEST SENAT.


Por Agência CNT Transporte Atual

Neste domingo, 25 de julho, comemora-se o dia do motorista. O Programa Despoluir aproveita a ocasião para prestigiar a todos os condutores. Um bom motorista é reconhecido pelo tipo de condução que ele realiza com o veículo, sempre com cidadania, perícia, zelo e observância aos princípios da direção defensiva. Além disso, seus hábitos com o meio de transporte podem resultar em ações mais sustentáveis ao fazer revisão com regularidade, evitar o desperdício de água na hora de limpar o veículo e escolher combustíveis menos poluentes ao abastecer. Tais atitudes contribuem com a redução dos impactos ambientais no dia a dia.

As linhas de ação do Despoluir dedicam uma atenção especial ao motorista profissional por meio de formações ministradas à distância ou de maneira presencial. Fazem parte desse escopo as capacitações Caminhoneiro Amigo do Meio Ambiente, Taxista Amigo do Meio Ambiente e Trabalhador em Transporte Amigo do Meio Ambiente. Tratam-se de qualificações realizadas em parceria com o SEST SENAT, que oferecem serviços e cursos especializados. A iniciativa contribui para o aumento da produtividade, da competitividade e o fortalecimento do setor de transporte brasileiro, a partir da valorização do fator humano e da sua relação com o meio ambiente.

Os motoristas podem contar, também, com diversos materiais instrutivos do Despoluir para aprimorarem a sua formação profissional, como os Guias Rápidos​. Os temas desses guias os orientam sobre o uso correto do Arla 32, a destinação responsável de pneus e de baterias. Ensinam, principalmente, sobre a importância da manutenção preventiva e da condução econômica dos veículos para a segurança no trânsito e a conservação ambiental.

Os conteúdos de educação ambiental voltados para o desenvolvimento e qualificação dos motoristas estarão presentes esta semana em uma grande mobilização nacional do SEST SENAT que vai homenagear esses profissionais. Com o tema “Muito mais do que motorista”,  a iniciativa destaca a essencialidade desses trabalhadores para o Brasil, valoriza a atividade e reforça a mensagem de que os motoristas profissionais exercem múltiplos papéis a fim de garantir a qualidade do transporte de cargas e de passageiros e atender a novos desafios do mercado de trabalho.

O Dia do Motorista passou a fazer parte do calendário oficial do país em 1968 e festeja também São Cristóvão, santo católico considerado o padroeiro dos motoristas no Brasil. Exaltar quem está à frente do volante de um veículo é reconhecer seu papel como agente na sociedade, da qual ele depende e a sociedade depende dele. Papel atribuído, principalmente, ao motorista profissional. Sem o frete dos motoristas do transporte de carga não há abastecimento de combustíveis, alimentos, insumos hospitalares e sem o trabalho dos motoristas de ônibus, grande parte da população ficaria sem ter como se deslocar.

Hércules Barros/CNT