Compartilhe

Dia do motorista

23/07/2021

​Afinal, quando é o dia do caminhoneiro?



Que todo dia tem caminhão na estrada, isso todo mundo sabe. Todo dia tem gente querendo entrar nessa profissão também. Quem é do trecho também sabe que perigos e desrespeitos acontecem qualquer dia do ano para o motorista de caminhão. As belas paisagens e os encontros com os colegas de estradas tão pouco têm data certa para aparecerem. Mas afinal, qual é o dia de comemorar as alegrias e as tristezas da profissão? Quando é o dia do caminhoneiro?

Existem três datas oficiais, então você pode escolher qualquer uma, todas ou nenhuma. Ainda assim, vamos conhecê-las:

25/07 – Dia de São Cristóvão

São Cristóvão - padroeiro dos motoristas

A data mais antiga e, ainda hoje, a mais comemorada. No dia 25 de julho não se comemora exatamente o dia do caminhoneiro, mas sim o dia de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas, de todos os motoristas, os de caminhão, de carro, ônibus e até de outros modais, como avião e barcos. A história desse santo é muito antiga, remetendo ao século III depois de Cristo. Sua canonização aconteceu no século XV e o que o liga ao mundo dos motoristas é a passagem sobre a travessia de um rio.

Reprobus (seu nome antes de ser santificado) aceitou a tarefa de ajudar pessoas a cruzar um rio perigoso. Certo dia, enquanto fazia a travessia do rio com uma criança, sentia que ela ficava cada vez mais pesada, “como se o mundo inteiro estivesse sobre seus ombros". Ao chegar do outro lado, a criança revelou ser, na verdade, O Criador do Mundo. Daí vem, inclusive, seu nome: Cristóvão, aquele que carrega Cristo. Por ter ajudado na travessia, passou a ser padroeiro dos viajantes em geral e é venerado em diversos países e até diversas religiões. Na Grécia, seu dia é comemorado em 09/03, já a Igreja Ortodoxa comemora dia 09/05, em Cuba sua data é 16/11 e na Espanha é 10/07.

Por aqui, o mês de julho todo acabou sendo considerado o mês do caminhoneiro por conta da data. Nesse mês, geralmente são feitas feiras, festas e outros eventos para o pessoal da estrada.

30/06 – Dia do Caminhoneiro no estado de São Paulo

Em 1986, o governador de São Paulo, Franco Montoro, promulgou a lei 5.487, que institui o Dia do Caminhoneiro, mas como a lei é estadual, a data só vale para São Paulo.

​16/09 – Dia Nacional do Caminhoneiro

Em 2009, o governo Federal entendeu que os caminhoneiros necessitavam de uma data nacional para comemorar sua profissão. Mesmo com duas datas já em uso para tal comemoração, o vice-Presidente, José de Alencar, assinou a Lei 11.927, que criava uma terceira data, a de 16 de setembro, como sendo o Dia Nacional do Caminhoneiro. Talvez a escolha tenha como base o dia do transportador, para que ambas as datas fossem próximas.

17/09 – Dia Nacional do Transportador Rodoviário de Carga

Criada por decreto em 1993, a data tem o objetivo de ser uma: “homenagem à laboriosa categoria profissional." De todas as leis apresentadas até aqui, essa é a única que conta com o objetivo descrito oficialmente. Ela foi assinada pelo então presidente, Itamar Franco, em 9 de julho de 1993.

Outras datas

​Os motoristas de ônibus, embora estejam incluídos nas comemorações de 25 de julho, não têm ainda uma data só deles. Já quem atua no transporte escolar, tem. Dia 1º de julho é o Dia do Transportador Escolar no estado de São Paulo. A data existe desde 2010. E o que seria do transportador escolar sem um monitor para organizar a bagunça das crianças? Por isso, desde 2017, o dia 15 de agosto é Dia do (a) Monitor(a) do Transporte Escolar na cidade de São Paulo.

Pilotos de avião também têm sua data, 23 de outubro, dia do Aviador. A data foi escolhida porque 23/10/1906 é, oficialmente, a data do primeiro voo da história, o famoso 14-Bis, pilotado pelo brasileiro Santos Dumont na França. O pessoal da estrada de ferro também tem. Dia 30 de abril é Dia do Ferroviário. A data escolhida homenageia a inauguração da Estrada de Ferro Petrópolis, em 30/04/1854. Além dos pilotos, o pessoal por trás dos transportes também tem seu dia. Dia 6 de junho é o dia da Logística. Dia 12 de setembro é o dia do Operador de Rastreamento.

Fonte: Trucão