Compartilhe

Programa Despoluir realiza capacitações de sustentabilidade no mês do meio ambiente

09/06/2021

A iniciativa da CNT alinha-se ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) na busca por ampliação da sustentabilidade e do desenvolvimento ambiental do setor transportador


Por Agência CNT Transporte Atual

Há 14 anos o Programa Ambiental do Transporte - Despoluir tem intensificado, junto às empresas do transporte, ações práticas a fim de gerar ganhos ambientais e econômicos e promover a ampliação da eficiência energética do setor de forma sustentável. A performance ambiental está alinhada ao que preconiza o Dia Mundial do Meio Ambiente. Comemorado todo dia 5 de maio, a data marca a importância da preservação dos recursos naturais.

O Despoluir é uma iniciativa da CNT em parceria com o SEST SENAT e desde 2007 desenvolve atividades práticas que buscam amenizar ou, até mesmo, evitar os impactos ambientais advindos do transporte. Ao longo da trajetória do Programa, foram mais de três milhões de avaliações veiculares ambientais, atendendo mais de 55 mil transportadores, engajando-os em ações de responsabilidade ambiental e contribuindo para a melhoria da qualidade do ar, especialmente nos grandes centros urbanos.

Este ano o Despoluir realizou capacitações de serviços ambientais primordiais, sendo uma delas a Avaliação da Qualidade do Diesel. A ideia é avaliar se o diesel dentro do tanque de armazenamento das empresas de transporte está em boas condições ou não para utilização, evitando danos mecânicos e maior emissão de poluentes às empresas. As oficinas envolvem 108 técnicos do Despoluir que, uma vez capacitados, transformam-se em multiplicadores repassando conhecimentos técnicos para os funcionários das empresas que aderirem à avaliação.

Outra iniciativa da CNT por meio do Despoluir que visa a ampliação da preservação ambiental praticada pelo transportador é o Serviço de Orientação Ambiental ao Transportador (SOAT). Trata-se de um projeto piloto que capacita técnicos do Programa sobre o desenvolvimento de políticas de educação e gestão ambiental, correto manejo de resíduos, regulamentação ambiental entre outras práticas sustentáveis.

O empenho do Despoluir em prol do transporte ambientalmente responsável unido com a parceria que o Programa viabiliza junto às Federações, empresas de transporte, caminhoneiros autônomos e organizações nacionais e internacionais têm sido fundamentais para o sucesso da Confederação na busca pelo caminho da sustentabilidade e do desenvolvimento ambiental do setor transportador.


Hércules Barros/CNT