Compartilhe

Montando seu carro elétrico em casa

28/05/2021

​Projeto idealiza automóvel com 374 peças e design inovador



Imagine receber em casa um manual de instruções e 374 peças para montar o seu próprio carro elétrico. Enquanto alguns sofrem para encaixar as partes de uma simples estante, essa é a ideia do estudante de uma universidade da Califórnia, Ryan Schlotthauer. Como projeto final do curso de design, ele levou o conceito de faça você mesmo ao extremo e idealizou como seria um automóvel montável. Chamado de Höga (que significa "alto" em sueco), o veículo seria feito nos moldes dos produtos IKEA, marca de móveis de baixo custo em que os clientes compram o kit de peças e montam em casa. O carro foi pensado para ser usado na cidade e seria vendido por US$ 6.500.  

Das 374 peças, 114 são partes individuais para encaixar, que poderiam ser produzidas pela Renault, sugere Schlotthauer em seu projeto. Nas mãos de um verdadeiro fã do “faça você mesmo", o estudante calcula que o conjunto de componentes se transformaria em um carro em poucas horas. O veículo é pequeno, para apenas dois passageiros. Seu tamanho é de 2,3 metros de comprimento por 1,8 metro de altura, com o interior customizável para comportar bicicletas, carrinhos de bebê e malas de viagem. As formas e cores do veículo foram inspiradas nos princípios de Bauhaus, uma das expressões do modernismo na arquitetura e do design.

A ideia pareceu tão boa que viralizou em sites de notícias portugueses e em algumas páginas americanas como sendo uma real parceria entre a Ikea e a Renault. No entanto, Schlotthauer disse a Automotive Business que não há nenhuma parceria firmada entre ele e as empresas. “Todo o conceito foi feito simplesmente para a minha tese de bacharelado e não tem conexão com a Renault ou a Ikea. Utilizei as empresas apenas como uma colaboração teórica. Mas espero que um dia aconteça essa parceria", ambiciona, aproveitando o alcance que o projeto ganhou.

​Mas, por enquanto, o Höga vai continuar apenas como um conceito inovador, como diz a própria apresentação do projeto. Uma invenção que “visa fechar a lacuna da mobilidade para aqueles que vivem nos subúrbios".

-----------------

Fonte: Automotive Business