Compartilhe

Ônibus Solar da WEG já percorreu 100 mil km sem uma gota de combustível

05/03/2021

Também chamado de eBus, está sendo utilizado desde 2017



O ônibus solar da WEG, uma multinacional brasileira, em parceria com a UFSC já percorreu mais de 100 mil quilômetros sem utilizar nenhum combustível. Isso ocorre devido a captação de energia solar, fazendo com que não seja necessário nem sequer uma gota de gasolina. O ônibus solar, também chamado de eBus, está sendo utilizado desde 2017, realizando um percurso de cerca de 50km entre o campus da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e o Centro de Pesquisa e Capacitação em Energia Solar Fotovoltaica. Atualmente, mais de 30 mil passageiros foram transportados no ônibus solar, entre eles professores, alunos e também colaboradores da instituição.

O começo do projeto

O projeto do eBus iniciou em 2016, sendo que pesquisadores, professores e alunos chegaram a criar uma vaquinha virtual para angariar fundos. Essa “vaquinha" buscava manter o veículo funcionando e pagar os salários de dois motoristas que realizam o trajeto citado anteriormente. O projeto não só teve apoio da empresa WEG, como também contou com a ajuda do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. O Ministério encaminhou cerca de R$1 milhão para o desenvolvimento tecnológico do ônibus solar.

Diferenciais do ônibus solar

Além de não ser preciso combustível, o próprio eBus conta com outras vantagens em comparação aos ônibus tradicionais, como por exemplo:

  • Sistema de propulsão elétrica: todo o sistema foi desenvolvido e fornecido pela WEG, sem contar com outras peças estruturais do veículo. Esse sistema de propulsão elétrica permite levar a energia das baterias até o inversor de tração, que é capaz de controlar o motor, entregando a força necessária para que o veículo possa se movimentar.
  • Sistema de frenagem regenerativa: O movimento das rodas rodando também gera energia cinética, mas seu diferencial é quando o veículo freia: a energia desse freio é enviada novamente para as baterias, sendo reaproveitada e otimizada.
  • Deslocamento produtivo: o eBus também conta com sistemas de Internet Wi-fi, que contam com alta velocidade a bordo. Além disso, existe uma mesa de reuniões dentro do veículo, para que tanto professores quanto estudantes a utilizem.

WEG e UFSC

Essa não foi a primeira parceria da WEG com a UFSC, que atuaram juntas também em 2015, em outro projeto de transporte movido a energia solar. Em 2015, o veículo era um barco, utilizado pelos estudantes da comunidade ribeirinha de Ilha das Onças (Barcarena – PA), acomodando cerca de 22 pessoas e com autonomia de até 5 horas de navegação.

--------------------

Fonte: Engenhariahoje.com