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Nissan pode ter novidades sobre célula de combustível no Brasil

26/02/2021

Veículo desenvolvido no País tem autonomia de 600 km com 30 litros de etanol


Foto: divulgação Nissan

A Nissan testa no Japão dois furgões movidos a célula de combustível desenvolvidos no Brasil em 2016 e 2017 a partir de veículos da marca 100% elétricos e-NV200 e agora conhecidos como protótipos SOFC (Solid Oxide Fuel Cell). O sistema foi criado na matriz da companhia, mas o projeto dos furgões teve forte atuação da equipe de pesquisa e desenvolvimento da Nissan do Brasil. Com isso, o País tem papel importante no desenvolvimento dessa tecnologia de células de combustível com o emprego de etanol. O projeto dos furgões com o sistema SOFC tem a participação também do Ipen (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares), da USP (Universidade de São Paulo) e também já teve o apoio do Laboratório de Genômica e BioEnergia da Unicamp (Universidade de São Paulo).

A Nissan foi a primeira empresa da indústria automobilística mundial a desenvolver um protótipo de veículo movido por uma Célula de Combustível de Óxido Sólido, que funciona através de energia elétrica gerada a partir da utilização do bioetanol. A utilização deste tipo de sistema, combinada com a alta eficiência dos motores elétricos e o sistema de bateria, garante ao Nissan SOFC uma autonomia superior a 600 km com 30 litros de etanol. Por contar com uma ampla rede de abastecimento de etanol, disponível em postos de todo o Brasil – e ser um dos principais produtores do mundo –, o Brasil tem sido peça chave para o desenvolvimento e estudos de viabilidade do projeto. Em abril de 2019, a fabricante japonesa e a Unicamp assinaram um contrato para estudar as tendências e o uso do combustível na mobilidade elétrica.

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​Fonte: Automotive Business