Compartilhe

Despoluir-Fetrancesc participa do "Dia do Controle da Poluição Ambiental"

Foto: Luciane Nagorski. Despoluir-Fetrancesc participa do "Dia do Controle da Poluição Ambiental"

A equipe do Despoluir – Programa Ambiental do Transporte – participou do "Dia do Controle da Poluição Ambiental", realizado nesta segunda-feira, 14, no município de São Bento do Sul. O evento aconteceu na Associação Empresarial (Acisbs), em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, tendo o apoio da Fetrancesc, Samae, Astran, Hera Sul e Metaquímica.

Durante todo o dia técnicos da Fetrancesc realizaram inspeção veicular gratuita em motores diesel. Conforme o técnico Sérgio Adriano Machado, a inspeção é obrigatória, apesar do Estado ainda quase não existir fiscalização. "É necessário ter consciência de que está poluindo e agredindo a saúde da população", comentou.

Os participantes acompanharam a realização de alguns testes. "Todo veículo aprovado no teste recebe laudo e o selo verde que permite o tráfego também em outros Estados", completou Sérgio.


Foto: Luciane Nagorski.

Representantes de empresas e demais órgãos públicos prestigiaram o evento que visou contribuir para a conscientização da minimização da poluição, seja industrial ou residencial. "Buscamos oportunidades que contribuam com o desenvolvimento da sociedade", ressaltou Jonathan Roger Linzmeyer, presidente da Acisbs.

O professor da Furb, regional de Blumenau, Joel Dias da Silva, pós-doutor em Engenharia Sanitarista, acredita que a forma de minimizar a poluição é com o comprometimento das empresas e empreendimentos. 
"Desde a alta direção até a base da pirâmide, a qual dará a sustentação, todos devem estar comprometidos com o novo olhar de que não devemos cuidar do que está no fim, e sim antever-se de ações que preservem sempre", explicou.