Compartilhe

​Prêmio QualiAr: empresas economizam mais de 14 milhões de litros de diesel

Fotos: Fetransportes/Divulgação ​Prêmio QualiAr: empresas economizam mais de 14 milhões de litros de diesel

O dia não poderia ser mais propício... Na sexta-feira, 14 de agosto, quando se comemora o Dia de Combate à Poluição, 100 empresas do setor de transportes e logística receberam o Prêmio Fetransportes de Qualidade do Ar – QualiAr, em solenidade realizada no Sest Senat Aylmer Chieppe, em Cariacica. E mais de 300 pessoas, entre representantes das empresas vencedoras, dirigentes, empresários e convidados, estavam presentes à noite de festa.

Dentre os presentes no evento estavam, além do anfitrião, o presidente da Fetransportes, José Antonio Fiorot,  o prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia Júnior, o Juninho, a gestora do Programa Despoluir, Daniela Fraga Maier, o presidente do Sindliqes (Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas Líquidas, Inflamáveis, Gasosas, Corrosivas, Químicas e Petroquímicas no Estado do Espírito Santo), Joceny Callenzane, e a secretária-executiva do Setpes (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Espírito Santo), Goreti Cypriano, que na ocasião  representou o presidente, Jerson Antonio Pícoli, dentre outros.

O Prêmio QualiAr foi criado em 2003 com o objetivo de premiar empresas de transporte e logística que mantêm seus veículos e equipamentos a diesel aferidos pela equipe do Programa Despoluir-ES. Para conquistar o troféu, eles precisam ter 100% da frota aprovada nos quatro testes de emissão veicular (testes de fumaça preta) feitos ao longo do ano – sempre entre julho do ano anterior e junho do ano corrente. E de acordo com os percentuais de opacidade obtidos pela frota, essas empresas são classificadas nas categorias Ouro, Prata ou Bronze. Na edição deste ano, seis empresas ganharam o QualiAr Bronze, 35 o QualiAr Prata e 59 o QuialiAr Ouro.

Entre julho de 2014 e junho de 2015 os técnicos ambientais do Programa Despoluir-ES realizaram 26.717 aferições de fumaça em todo o Estado e esse número representa uma economia de aproximadamente 14,3 milhões de litros de diesel. E aliado ao ganho ao econômico, as empresas vencedoras também deixaram de emitir 856 toneladas de material particulado no meio ambiente. 

Na abertura oficial do QualiAr 2015, o presidente da Fetransportes falou sobre a feliz coincidência de realizar o prêmio no mesmo dia em que se comemora o combate à poluição. “A escolha da data foi absolutamente por acaso e vejo essa coincidência como mais uma prova do nosso compromisso com as questões ambientais”, destacou ele, que citou também o público presente na unidade de Cariacica para receber o troféu.

“Uma das coisas que mais me agrada neste evento é que vejo rostos bem conhecidos, de pessoas que consideramos como veteranas de QualiAr, mas encontro também novos participantes, empresas que passaram a fazer parte do time do Despoluir há pouco tempo e já estão colhendo os frutos dessa sábia decisão”, completou.

Dentre as “veteranas” de QualiAr estava o Gerente Operacional da Viação São Gabriel Colatina, Afonso Jacob, para quem os resultados do Programa Despoluir fazem a maior diferença na rotina das empresas de transportes.

“Através da realização dos testes de emissão veicular mantemos nossa frota regulada, o que significa um meio ambiente mais limpo, e ainda reduzimos nossos custos operacionais, já que motores bem regulados consomem menos diesel. Ou seja, é um trabalho que só traz benefícios, para o planeta e para a empresa, e ainda nos rende prêmio”, comentou.


Para a gestora do Programa Despoluir, Daniela Fraga Maier, que veio ao Espírito Santo especialmente para acompanhar a premiação, existe a perspectiva de um crescimento ainda para o Despoluir a curto prazo, e tal perspectiva pode vir justamente da crise econômica.

“Crises são berços de oportunidade. Se as empresas que ainda não são parceiras do programa começarem a ver que além do compromisso ambiental nosso trabalho propicia redução de custos operacionais, tenho certeza que eles vão aderir. E aí nosso programa, que já está mais do que consolidado em todo território nacional, ganhará ainda mais força”.


Veja a foto dos vencedores.