Compartilhe

5 de Junho, Dia Mundial do Meio Ambiente

05/06/2020

​Em meio à pandemia do coronavírus, a data comemorativa do meio ambiente, celebrada hoje, dia 05 de junho, tem como destaque a “Hora da Natureza” [1]. Confira como o Programa Despoluir está engajado nesta mobilização.


Divulgação/CNT.

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado todos os anos em 5 de junho, data definida pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) na Conferência de Estocolmo, em 1972, na Suécia. Seu principal propósito é sensibilizar a sociedade, incluindo governos, empresas, mídia e cidadãos, quanto à necessidade urgente de ações para conservar o planeta e sua capacidade de oferecer condições e recursos para a vida.

Desde a sua primeira celebração, em 1974, até hoje, essa data é essencial para engajar os países e seus setores produtivos na solução de graves problemas, como a poluição, os crimes contra a vida silvestre e o consumo insustentável de bens. Como resultado, milhões de pessoas têm se unido a essa mobilização, promovendo mudanças positivas em hábitos e impulsionando o desenvolvimento de políticas ambientais. 

Neste ano, o tema do Dia Mundial do Meio Ambiente é a biodiversidade, isto é, a variedade de vida na Terra. A biodiversidade permite que o meio ambiente forneça inúmeros serviços ecossistêmicos e recursos fundamentais para a sociedade, como oxigênio, água, alimentos e insumos para a fabricação de medicamentos, combustíveis e outros produtos industriais de grande valor para a sociedade. A vegetação constituinte da biodiversidade também é muito importante, visto que as plantas removem gás carbônico (CO2) do ar, um dos principais gases de efeito estufa associados à poluição atmosférica. 

Existe uma forte interdependência entre as pessoas, os demais seres vivos e o ecossistema que habitam. Assim, o atual cenário pandêmico é um momento propício e necessário para repensar as ações humanas em relação ao meio ambiente e reestruturar as atividades produtivas, tendo a sustentabilidade como valor norteador.

Com a visão de que a sociedade depende do equilíbrio da natureza, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e seus parceiros declararam o período de 2021 a 2030 como a Década das Nações Unidas para a Restauração de Ecossistemas. O intuito dessa iniciativa é promover a relação saudável entre as atividades humanas e o meio ambiente, preservando a biodiversidade. Para reverter esses reflexos negativos, as celebrações do Dia Mundial do Meio Ambiente auxiliarão na promoção de ações globais conjuntas em prol da garantia da diversidade biológica na Terra.

Saiba como o Programa Despoluir auxilia o setor de transporte a conservar o meio ambiente e sua biodiversidade

O transporte é uma atividade essencial para a mobilidade da população e para a economia do Brasil, viabilizando o abastecimento de mercados, farmácias, hospitais, postos de combustíveis, agricultura, indústrias, entre outros estabelecimentos comerciais. Nesse período de pandemia do coronavírus, a atividade transportadora torna-se ainda mais essencial. 

Cientes da grande responsabilidade desse setor e do seu impacto no meio ambiente, a Confederação Nacional do Transporte (CNT), o Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) conduzem em parceria, desde 2007, o Programa Despoluir. Essa iniciativa, que hoje se destaca como o maior programa privado ambiental do transporte no Brasil, possui o propósito de promover o desenvolvimento sustentável dessa atividade, gerando ganhos ambientais, sociais e econômicos para os transportadores e a sociedade.

O Programa possui ações voltadas aos modais de transporte de cargas e passageiros do país. Como o transporte brasileiro é realizado majoritariamente por rodovias, o Despoluir dedica atenção especial à melhoria de eficiência energética do modal rodoviário e à ampliação da sua integração com modais mais limpos, como o ferroviário e o aquaviário. 

Essa iniciativa possui diversas linhas de atuação, focadas na inovação verde de todos os aspectos do transporte: infraestrutura, base tecnológica, capacitações, energia, gestão, operação e dinâmica de políticas. Entre suas ações, destaca-se o serviço gratuito de inspeção ambiental de ônibus e caminhões a diesel, com vistas à redução da emissão de gases de efeito estufa e poluentes pelos veículos automotores. Como resultado, esse serviço leva à melhoria da qualidade do ar, beneficiando a saúde dos transportadores e da população, e contribui para a mitigação de danos ao meio ambiente e à biodiversidade que seriam decorrentes da poluição atmosférica e das mudanças climáticas.

O Despoluir também orienta o setor transportador sobre o uso de tecnologias e energias limpas, como veículos mais eficientes e biocombustíveis, e a adoção de boas práticas de gestão ambiental, incluindo uso racional de recursos (água, energia, etc.) e reaproveitamento e destinação adequada de resíduos. Assim, os transportadores podem aperfeiçoar suas atividades, obtendo melhor desempenho ambiental e evitando todas as formas de poluição, o que gera desdobramentos positivos para a conservação da natureza e sua variedade biológica. 

Adicionalmente, o Programa participa ativamente nas discussões voltadas à formulação de políticas públicas sustentáveis, disponibiliza informações ambientais de alta qualidade e, por meio de premiações, reconhece os transportadores que diminuem suas emissões veiculares, conservam o meio ambiente e inovam na gestão ambiental. 

Sendo assim, o Despoluir é um exemplo de proatividade e protagonismo da iniciativa privada, que tomou a frente na busca por soluções para o crescimento consciente do transporte. Esse posicionamento de liderança tem gerado ganhos de competitividade aos transportadores e promovido importantes benefícios públicos, especialmente melhoria da saúde e qualidade de vida, educação ambiental e proteção da natureza e sua biodiversidade. Os resultados positivos do Programa incentivam a implementação de iniciativas similares por outros atores, aumentando o conjunto de ações sustentáveis desejadas para o Brasil.

Comemore o Dia Mundial do Meio Ambiente juntamente com o Programa Despoluir, conhecendo e participando de suas ações. Obtenha mais informações aqui e entre em contato por e-mail (despoluir@cnt.org.br).