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Pneu conectado Goodyear reduz a distância da frenagem em 30%

06/04/2020

Equipados com sensores embutidos, os pneus conectados podem "se comunicar" com o veículo e com a estrada e medir as características ideais de condução, ajudando a melhorar o potencial de desempenho e a dirigibilidade do veículo.


Por segs
Divulgação/segs

A Goodyear, uma das principais fabricante de pneus do mundo e presente no Brasil há mais de 100 anos, reconhecida em âmbito global pelo caráter inovador dos seus desenvolvimentos, recentemente rodou 3 milhões de quilômetros em estradas com objetivo de realizar estudos de campo com consumidores utilizando pneus conectados. Equipados com sensores embutidos, os pneus conectados podem "se comunicar" com o veículo e com a estrada e medir as características ideais de condução, ajudando a melhorar o potencial de desempenho e a dirigibilidade do veículo.

Os estudos iniciais mostraram que os pneus conectados da Goodyear podem reduzir a distância das frenagens, tanto em pneus novos como em usados, em até 30%. Com a evolução dos veículos para carros elétricos ou autônomos, os pneus conectados devem proporcionar uma redução ainda maior, pois haverá uma comunicação entre o veículo e o composto.

O sistema inteligente de pneus conectados da Goodyear mede e registra constantemente as informações dos pneus, que são combinadas com outros dados dos veículos e conectadas aos algoritmos da Goodyear. Tudo isso utilizando o sistema de nuvens.

Os pneus inteligentes medem, em tempo real, o seu desgaste, carga, pressão e temperatura, bem como as condições da superfície da estrada, permitindo que o veículo se ajuste e encontre uma resposta a essas medições para otimizar seu desempenho.

"Pense em um motorista conduzindo um veículo em uma estrada escorregadia e sinuosa, com temperaturas baixas. O condutor ajusta os comandos, diminuindo a velocidade, acionando os freios ou evitando fazer movimentos bruscas do volante", disse Chris Helsel, diretor de tecnologia da Goodyear. "Mas imagine o que aconteceria se ninguém estivesse atrás do volante? O pneu acaba sendo a única parte do volante que toca o chão e que pode comunicar as informações cruciais ao veículo, melhorando, assim, a direção, a segurança e o desempenho".

Os pneus conectados da Goodyear ainda não estão disponíveis para o mercado, mas testes extensivos continuam sendo realizados com pneus de montadoras, em startups e outros, criando soluções personalizadas para melhorar a experiência de direção dos consumidores.

Goodyear do Brasil

A Goodyear é fabricante de pneus para automóveis, vans, picapes, SUVs, caminhões e ônibus, pneus fora de estrada, tratores, empilhadeiras, equipamentos industriais e para aviação, além de materiais para recapagem, e está presente no Brasil há mais de 100 anos. No mundo, emprega cerca de 63.000 pessoas e fabrica seus produtos em 47 instalações em 21 países. Seus dois Centros de Inovação em Akron, Ohio, nos Estados Unidos, e Colmar-Berg, em Luxemburgo, desenvolvem produtos e serviços que definem o padrão de tecnologia e desempenho para o setor.

No Brasil, a companhia possui três unidades industriais: a fábrica na cidade de Americana (SP), a unidade de materiais de recapagem na cidade de Santa Bárbara do Oeste (SP) e a de recauchutagem de pneus para aviação em São Paulo (SP). Além disso, a empresa conta com uma rede de revendedores oficiais e cerca de 1.000 pontos de venda em todo o País.