Compartilhe

CNT e SEST SENAT capacitam técnicos do Programa Despoluir em todo o Brasil

06/03/2020

Mais de 130 profissionais do Programa foram treinados nas cinco regiões do país. A programação contemplou temas como avaliação veicular ambiental e da qualidade do diesel, inovação tecnológica, saúde, segurança no trabalho e meio ambiente.


Divulgação/CNT.

As equipes técnicas da CNT e do SEST SENAT estiveram nas cinco regiões do país, no período de 20 de janeiro a 04 de fevereiro de 2020, com o objetivo de capacitar mais de 130 profissionais de 25 Federações, que atuam no Despoluir, o Programa Ambiental do Transporte.

Em dois dias de intensa dedicação ao conhecimento e à inovação, 25 coordenadores e 108 técnicos de Federações parceiras do Despoluir foram orientados sobre variadas temáticas, como inovações e resultados na linha de ação Avaliação Veicular Ambiental (AVA), Avaliação da Qualidade do Diesel e importantes fundamentos sobre Saúde e Segurança no Trabalho.

INOVAÇÃO

A principal finalidade dos treinamentos regionais do Despoluir foi capacitar os colaboradores do Programa quanto às inovações tecnológicas da ação “Avaliação Veicular Ambiental”, cujo objetivo é de promover a eficiência energética e a melhoria da qualidade do ar, por meio da regularização ambiental dos veículos a diesel, em uso, por empresas transportadoras e autônomos. A capacitação contou com novos equipamentos fornecidos pelo atual fornecedor de tecnologia de aferição veicular - a Napro Eletrônica Industrial Ltda – a fim de passar conhecimentos sobre a utilização de equipamentos e sistemas de informações mais modernos, robustos e seguros. 

Outra novidade adotada pelo Programa foi a utilização de sistemas de posicionamento global (GPS, na sua sigla em inglês) nas unidades móveis de atendimento. Por meio de um aplicativo, essa ferramenta viabiliza melhor planejamento de atendimento, reduzindo custos – a partir da otimização de rotas de deslocamento –, levando maior eficiência nos atendimentos para o setor, segurança para os técnicos e transparência de informação para órgãos de controle.  

NOVOS SERVIÇOS

Entre as novidades do Despoluir, destaca-se a expansão do projeto piloto de Avaliação da Qualidade do Diesel (AQD). O objetivo da AQD é implementar a rotina de análise da qualidade do diesel nos postos de abastecimento das empresas transportadoras, a fim de promover ganhos ambientais e econômicos para as empresas. Essa nova linha de ação será agora ofertada por nove Federações atuantes no Programa a partir de março de 2020. Além da qualidade do diesel, o Programa está desenvolvendo um novo serviço ambiental para o modal rodoviário. Trata-se do  Serviço de Orientação Ambiental ao Transportador (SOAT), que visa estimular as empresas de transporte a desenvolverem boas práticas ambientais, melhorando, continuamente, sua performance ambiental em temas como regulamentação, políticas de educação, gestão de resíduos, uso racional da água, entre outros.

SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO

Nos treinamentos, também foram abordados procedimentos de promoção de saúde, qualidade de vida e segurança a serem aplicados nas rotinas de trabalho.  Por meio de instruções sobre a conduta adequada, como o uso indispensável de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), os técnicos e coordenadores do Programa foram capacitados sobre prevenção e gestão de riscos ocupacionais.

O PROGRAMA

O Despoluir foi criado para promover a melhoria da qualidade de vida dos transportadores, engajando-os em ações de responsabilidade socioambiental. Em 18 de julho de 2020, nosso Programa comemorará 13 anos, reafirmando o seu propósito no desenvolvimento sustentável do setor de transporte no Brasil.


 
O TREINAMENTO DE 2020

Os treinamentos do Despoluir foram realizados com sucesso nas regiões Sudeste, Sul, Norte, Nordeste e Centro-Oeste, nas Unidades do SEST SENAT de Vila Jaguara (SP), Florianópolis (SC), Manaus (AM), Recife (PE) e de Brasília (Samambaia/DF). Certamente, os resultados positivos dos treinamentos foram alcançados em virtude da parceria, empenho e presteza de todas as equipes envolvidas, incluindo os colaboradores da CNT, SEST SENAT e das Federações que atuaram conjuntamente conosco.  Obtivemos, sobretudo, o apoio profissional, irrestrito e muito gentil de todos os colaboradores engajados nessa ação! Agradecemos a todos pela parceria.

Despoluir, 13 anos em defesa do desenvolvimento sustentável do transporte brasileiro.