Compartilhe

Semana do Clima da América Latina e Caribe pede ação urgente e ambiciosa

27/08/2019

Evento apela à colaboração mais estreita entre governos de todos os níveis, o setor privado e a sociedade civil para implementar planos nacionais de clima (conhecidos como NDCs ) e alcançar os objetivos do Acordo de Paris.


Por UNFCCC
Foto de família ministerial.
Foto: Divulgação/UNFCCC.

​Cidade climática, Salvador da Bahia (Brasil), 23 de agosto de 2019 - Cerca de 4.000 pessoas de toda a região e de muitos outros países participaram da Semana do Clima da América Latina e do Caribe, que termina hoje apela a uma maior ambição e uma colaboração mais estreita entre governos de todos os níveis, o setor privado e a sociedade civil para implementar planos nacionais de clima (conhecidos como NDCs) e alcançar os objetivos do Acordo de Paris.

A Semana do Clima da América Latina e do Caribe, celebrada na cidade brasileira de Salvador, enviou uma mensagem de solidariedade a todos os brasileiros que sofrem as conseqüências dos incêndios das florestas tropicais na região amazônica, onde Ele ressaltou que a proteção das florestas do mundo é uma responsabilidade coletiva, que as florestas são vitais para a vida e que são uma parte fundamental da solução para as mudanças climáticas.

Os resultados da Semana do Clima da América Latina e do Caribe foram apresentados na cerimônia de encerramento e agora serão incorporados aos resultados da Cúpula de Ação Climática, convocada pelo Secretário-Geral das Nações Unidas em 23 de setembro em Nova York.

Em mensagem de vídeo, o enviado especial do Secretário Geral das Nações Unidas para a Cúpula, Luis Alfonso de Alba, disse:

“As semanas regionais do clima fornecem uma plataforma crítica para mobilizar a ação climática. Nesta semana, líderes, especialistas e defensores dos direitos humanos de todos os governos, empresas e sociedade civil se reuniram para discutir as soluções para as mudanças climáticas que enfrentamos. Sabemos que temos que agir agora para fazer uma profunda transformação das sociedades e economias. Sabemos que precisamos agir agora para limitar o aquecimento global a 1,5 graus Celsius, como ficou claro o relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas. Para atingir esse objetivo, precisamos de ação positiva e colaboração entre todas as partes interessadas.COP25), que ocorrerá em Santiago do Chile, de 2 a 13 de dezembro de 2019".

Os Ministros do Meio Ambiente do Brasil, Argentina, Chile, Guatemala e Nicarágua e o Vice-Ministro da Colômbia participaram das discussões plenárias de alto nível. Entre os participantes estavam representantes de organizações intergovernamentais, Nações Unidas, setor privado, sociedade civil e mundo acadêmico.

No total, a Semana do Clima recebeu 79 eventos, incluindo diálogos técnicos e temáticos, oficinas, eventos paralelos e exposições, realizados durante os cinco dias.

Na cerimônia de encerramento, um representante da República Dominicana anunciou que seu país sediará a Semana do Clima da América Latina e do Caribe em 2020. O anúncio foi feito pelo Dr. Víctor Viñas, do Conselho Nacional de Mudanças e Mecanismos Climáticos desenvolvimento limpo (CNCCMD).

Os participantes da Semana do Clima da América Latina e do Caribe ouviram como os atuais planos de ação nacionais sobre clima, conhecidos como contribuições determinadas pelo país ( NDC ), não são suficientes para manter o mundo no caminho certo O objetivo do Acordo de Paris é limitar o aquecimento global o mais próximo possível de 1,5 graus Celsius. Nesse sentido, a Semana do Clima contribuiu para promover a melhoria da próxima rodada de contribuições determinadas nacionalmente até 2020.

Informação adicional

Para perguntas da mídia, entre em contato com Mariana Castaño Cano (mcastanocano@unfccc.int).

Todas as informações para distribuição e recursos visuais estão disponíveis em Trello​.

Fotos do Latin American and Caribbean Climate Week 2019 estão disponíveis no Flickr, aqui.

As inscrições para a Semana do Clima da Ásia e do Pacífico (Bangkok, de 2 a 6 de setembro) também estão abertas aqui​.

Sobre as semanas do clima regional

Organizadas todos os anos na África, América Latina e Caribe, e na Ásia e no Pacífico, as Semanas Climáticas Regionais são plataformas colaborativas únicas para governos e partes interessadas não-partes interessadas, para abordar o grande número de questões relacionadas a o clima sob o mesmo guarda-chuva e unidade de propósito. O principal objetivo das Semanas Climáticas regionais é reunir as várias partes interessadas dos setores público e privado em torno de um objetivo comum: enfrentar as mudanças climáticas.

Organizadores

Organizado pela cidade de Salvador, Bahia, com o apoio do Governo do Brasil, a Semana do Clima da América Latina e do Caribe de 2019 é co-organizada pela UN Climate Change, a Aliança de Marrakech para a Ação Climática Global, o Programa de Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Associação do DTU do PNUD, Grupo Banco Mundial (BM), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Estratégias de Desenvolvimento de Baixa Emissão (LEDS), Organização Latino-Americana de Energia (Olade), CAF-Banco de Desenvolvimento da América Latina e Associação Internacional de Comércio de Emissões (IETA).

----------------------------------------

Texto original em espanhol (tradução livre: Despoluir).