Compartilhe

22 de junho, Dia do Aeroviário

28/06/2019

O Despoluir parabeniza os aeroviários e aponta as perspectivas da sustentabilidade para a aviação civil brasileira


Divulgação/CNT.

No dia 22 de junho, comemoramos o Dia do Aeroviário. Os aeroviários são os profissionais responsáveis pela manutenção dos serviços da aviação civil, como operação aeroportuária e controle de tráfego aéreo, check-in, vendas, logística de bagagens nos aeroportos, entre outras atividades.

Os aeroviários trabalham em sincronia com os aeronautas (que são profissionais como os pilotos, copilotos e tripulantes das aeronaves) e é devido à imprescindível atuação desses profissionais que nós viajamos pelo mundo e despachamos e recebemos nossas cargas pelo modal aéreo. Para exemplificar a importância da atuação dos mais de 35 mil aeroviários e dos cerca de 17 mil aeronautas do Brasil, dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC, 2018), mais de 103 milhões de passageiros foram transportados pelas empresas aéreas brasileiras, em voos domésticos e internacionais.

A Confederação Nacional do Transporte (CNT), o Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) consideram que o serviço de transporte aéreo brasileiro tem alto potencial para beneficiar a economia, o meio ambiente e a qualidade de vida da sociedade, gerando mais riquezas e empregos, otimizando a prestação de serviços e contribuindo  para a redução da poluição atmosférica, por exemplo, mediante o uso de biocombustíveis. 

Uma das ações da CNT e do SEST SENAT que favorecem o diretamente o modal aéreo é o Programa Ambiental do Transporte, o Despoluir, que foi criado em 2007 com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável do setor de transporte. Todos os serviços do Despoluir são oferecidos aos transportadores, gratuitamente, e contemplam desde a identificação de oportunidades de melhoria até o auxílio personalizado às empresas e autônomos. Esse auxílio ocorre, por exemplo, na forma de atendimentos de saúde, capacitação, esporte e lazer (oferecidos nas Unidades do SEST SENAT) e de suporte informacional às empresas, visando à adoção de boas práticas e o aprimoramento da gestão ambiental.

Em 2018, foi lançada a publicação intitulada “Contribuições do Setor de Transporte ao Fórum Brasileiro de Mudança do Clima (FBMC)”, na qual o setor transportador defende, além da otimização da matriz de transporte brasileira, a inovação tecnológica e a adoção de biocombustíveis, a exemplo do bioquerosene, como alternativas para se reduzir a emissão de poluentes. Outras vantagens associadas à adoção do bioquerosene na aviação, segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), seriam o grande potencial brasileiro na oferta de matérias-primas utilizadas na sua produção (como a cana-de-açúcar, os óleos de soja, milho, dendê, entre outros) e a oportunidade de geração de empregos “verdes” diretos e indiretos em toda a cadeia logística no setor transportador.

O Despoluir mantém a sua missão de promover a melhoria da qualidade de vida dos transportadores, engajando-os em ações de responsabilidade socioambiental. Por isso, defendemos que o desenvolvimento do setor de transporte deve considerar, essencialmente, melhores condições de trabalho e de valorização de seus profissionais. Podemos citar como exemplo os serviços oferecidos gratuitamente pelo SEST SENAT aos trabalhadores do setor de transporte, inclusive aos aeroviários. 

Você, caro trabalhador do setor aeroviário, é convidado a conhecer e a usufruir de tudo que o Sistema CNT SEST SENAT pode lhe oferecer, entrando em contato com os nossos canais de atendimento (0800 728 28 91), visitando os sites www.cnt.org.br e www.sestsenat.org.br, ou indo a uma das Unidades de atendimento mais próxima (veja a Unidade mais próxima aqui​).

Parabéns pelo seu dia, aeroviários de todo o Brasil!

Para o Sistema CNT SEST SENAT, o melhor do setor de transporte sempre será você, caro(a) trabalhador(a).

Imprensa