Compartilhe

Despoluir: transporte sustentável e saúde para todos

Divulgação/Fetralse. Despoluir: transporte sustentável e saúde para todos

Atualmente, no Setor do Transporte no Brasil, dois pontos são cotidianamente discutidos: a saúde de seus trabalhadores e a responsabilidade socioambiental de seus serviços. Para mudar essa realidade, desde 2007, a Confederação Nacional do Transporte (CNT), o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat) engajam os trabalhadores do transporte sobre a conservação do meio ambiente, de forma nacional, por meio do Programa Ambiental Despoluir, especialmente da ação “Avaliação Veicular Ambiental”, que promove a redução de poluentes atmosféricos emitidos pelos veículos. Hoje, essa ação afere veículos do ciclo Diesel de transportadores vinculados ao Sistema CNT SEST SENAT, seguindo as normas estabelecidas pela legislação vigente.

Segundo Jeyne Hellen Andrade, coordenadora do Despoluir, nos estados de Sergipe e Alagoas, o Programa está sempre em busca de melhorias, abrindo o diálogo e buscando o aprimoramento de suas causas. A missão do Despoluir é promover o desenvolvimento sustentável do setor de transporte, e está amparada na melhoria na qualidade de vida dos transportadores e da sociedade.

O Programa Ambiental Despoluir atua desde março deste ano em Sergipe e Alagoas, sob a administração da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros dos Estados de Alagoas e Sergipe (Fetralse​), e já contabiliza avanços significativos.

RESULTADOS DA FETRALSE NA LINHA DE AÇÃO - AVALIAÇÃO VEICULAR AMBIENTAL*

Estrutura / Empresas atendidas / Evolução das Avaliações Ambientais em 2020 ​ ​ ​ ​ ​ ​ ​
Unidades de atendimento
Empresas atendidasMarçoAbrilMaioJunhoJulhoTotal acumulado no período
Aprovação no período
2​
​15
5095056156146062.84998,1%

*Dados atualizados até julho/2020.


Jeyne Andrade explica que é constante o debate sobre a redução de poluentes atmosféricos emitidos pelos veículos, bem como o incentivo à utilização de combustíveis mais limpos, por meio de tecnologias que visam ao aumento da eficiência energética.

“Queremos conscientizar as empresas que fazem o transporte de passageiros nos estados de Alagoas e Sergipe sobre a importância da redução de emissão de poluentes, como o material particulado resultante da queima de combustíveis. Isso contribui para um ambiente mais limpo e saudável para a sociedade e para o colaborador do transporte que está na linha de frente”, aponta Jeyne Andrade.

A coordenadora regional do Despoluir disse que a Fetralse espera atender o máximo possível de empresas, pois quanto mais pessoas engajadas na proteção ao meio ambiente, mais avanços o Programa terá.

“Seja ela do sistema urbano integrado ou do setor de turismo/fretamento, toda e qualquer empresa que faça o transporte de passageiros pode ser atendida. No momento, a Fetralse atende a oito empresas em Aracaju-SE, e a sete em Maceió-AL".

PARA SABER MAIS

A Fetralse segue buscando parceiros para melhorar ainda mais esse quadro localmente. Dúvidas e sugestões, só entrar em contato com a coordenadora regional do Despoluir Jeyne Hellen Almeida Santos Andrade, através do telefone: (79) 9 9661-8732 ou pelo e-mail despoluir@fetralse.com.br.